No programa ICL Notícias – 1ª Edição, Eduardo Moreira discute o papel do setor bancário na economia brasileira e argumenta que os bancos são os maiores vilões do país. Ele destaca que durante a pandemia os banqueiros receberam ajuda governamental enquanto muitas pessoas lutavam contra a pobreza, o desemprego e a fome.
Eduardo também critica os bancos por tirarem vantagem de mutuários vulneráveis, utilizando agências de cobrança e sistemas de crédito preditivos para recuperar dívidas. Moreira compara então o desempenho financeiro dos quatro maiores bancos do Brasil com o das principais cidades do país, mostrando que os bancos geram lucros significativos mesmo em tempos de crise.
Ele também argumenta que os bancos são improdutivos, pois servem apenas como caminho para o dinheiro se deslocar de um lugar para outro, tirando bilhões de reais das indústrias produtivas e entregando-os a quem não é produtivo.
Além disso, Eduardo argumenta que os bancos têm enganado o público e escondido a verdade sobre as suas atividades, embolsando muitos dólares em lucros sem pagar a sua parte justa de impostos e negando empréstimos a pequenos empresários e agricultores.
Ele acredita que a nacionalização dos bancos e a sua devolução ao povo é a única solução para este problema, pois eliminaria a influência do setor bancário sobre os decisores políticos e promoveria uma distribuição mais equitativa da riqueza.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
‘Não vão nos derrubar’, diz Edu Moreira sobre ataque da Abin paralela
Fundador do ICL, Eduardo Moreira fez pronunciamento na noite desta terça-feira (18) e defendeu independência
Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda
modalidade pretende substituir débito automático e boletos
Edu Moreira recebe a Medalha Tiradentes, maior homenagem da Assembleia Legislativa do RJ
Homenagem ao criador do ICL foi proposta pelo deputado Jari Oliveira (PSB)