ICL Notícias

De acordo com as estimativas do Ministério de Minas e Energia, a bandeira tarifária para dezembro deve ser verde, sem nenhum acréscimo na tarifa. A informação foi dada inicialmente pela jornalista Vitória Queiroz, da CNN Brasil.

A bandeira verde se deve às chuvas registradas em outubro e no início de novembro, que refletiram na melhora das condições de geração de energia. Em novembro, a bandeira tarifária é amarela, que indica que há condições menos favoráveis para a geração de energia, com acréscimo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Bandeiras nas contas de luz

contas de luz

Em novembro, a bandeira tarifária é amarela, que indica que há condições menos favoráveis para a geração de energia. (Foto: Reprodução)

Em outubro, no auge da seca que afetou o país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou bandeira tarifária das contas de luz em patamar 2, que sinaliza condições ainda mais custosas de geração energética, com a cobrança de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Antes disso, o país viveu uma sequência de bandeiras verdes nas contas de luz, de abril de 2022 até julho deste ano. 2024 teve um cenário de grave estiagem.

O cenário acionou a bandeira amarela no mês, seguida de bandeira verde em agosto e a vermelha, patamar 1, em setembro.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail