O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma espécie de termômetro do PIB (Produto Interno Bruto), registrou alta de 0,10% em novembro na comparação com outubro, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (16). O indicador veio levemente acima do esperado por analistas, que projetavam estagnação.
Esse foi o quarto mês seguido de expansão do indicador que mede o nível de atividade.
Em relação a novembro de 2023, o IBC-Br teve alta de 4,1%. Já no acumulado de 12 meses (novembro de 2023 a novembro de 2024), o crescimento é de 3,6%, enquanto que, na parcial do ano, o avanço é de 3,8%.
Em outubro, o IBC-Br também havia avançado 0,1%, após aumento de 0,8% em setembro.
Embora seja o quarto mês seguido no azul, o indicador do Banco Central mostra perda de força depois de avanços de 0,3% em agosto e 0,7% em setembro.
IBC-Br mostra perda de fôlego, mas mantém ritmo positivo
Embora tenha pontuado um avanço menor, o indicador reflete os resultados negativos das atividades econômicas.
Em novembro, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a indústria registrou queda de 0,6% na produção, enquanto o varejo recuou 0,4%, pior do que o esperado.
Já o volume de serviços registrou retração de 0,9%, também um resultado pior do que a expectativa.
O dado mais recente do PIB (Produto Interno Bruto) mostra que, no terceiro trimestre de 2024, a economia cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre, empurrada pela indústria e pelo setor de serviços, na 13ª expansão consecutiva.
Embora mostre uma certa estagnação, o IBC-Br indica uma economia aquecida em meio a um mercado de trabalho saudável e aumento da renda, o que gera pressão inflacionária.
O indicador é uma das variáveis usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,25%.
O último Boletim Focus do Banco Central aponta que a expectativa do mercado para a expansão do PIB em 2024 é de 3,5%, indo a 2,02% em 2025.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Ex-presidente do BC, Campos Neto assumirá cargo na cúpula do Nubank e é criticado nas redes
Quarentena exigida por lei só se encerra no final de junho. Por isso, a nomeação ocorrerá somente a partir de 1º de julho
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre