ICL Notícias
Economia

Na véspera da ‘Super Quarta’, Ibovespa fecha com queda de 0,64%

O dólar comercial fechou próximo da estabilidade, com queda de 0,10%, a R$ 5,62.
30/07/2024 | 21h55

O mercado não espera grandes surpresas para amanhã (31) nas decisões que serão anunciadas pelos bancos centrais brasileiro, estadunidense e japonês. O foco do mercado é o depois. E, à espera do que será comunicado após os anúncios das decisões, o Ibovespa fechou esta terça-feira (30) pelo segundo dia consecutivo com baixa, em um sentimento de aversão a risco dos investidores. Desta vez, a queda foi de 0,64%, aos 126.139,21 pontos, uma perda de 814,65 pontos.

A expectativa dos agentes para a Super Quarta é de manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 10,50% ao ano. Nos Estados Unidos, o Fed (Federal Reserve) também não deve surpreender, ou seja, a projeção também é de taxas mantidas na faixa dos 5,25% a 5,50% ao ano. Já o Japão deve elevar os juros.

Aqui, o futuro é ainda meio nebuloso. O Copom (Comitê de Política Monetária) sinalizou em sua última ata que a Selic pode ser mantida em patamares mais elevados diante das pressões externas e internas. Conforme mostrou o último Boletim Focus do Banco Central, os analistas consultados para a publicação após em inflação mais alta este ano, o que joga pressão sobre o Copom.

Se mantida a taxa, o Brasil se consolida como o segundo colocado num ranking de países com o maior juro real do mundo, só perdendo para a Rússia, o que é muito bom para quem especula no mercado, mas muito ruim para a economia brasileira como um todo.

Lá fora, a tradicional fala do Chairman do Fed, Jerome Powell, após a divulgação da decisão, é a mais esperada. Isso porque tudo o que acontece lá interessa muito ao mundo inteiro. A expectativa é de que a autoridade monetária norte-americana inicie a trajetória de queda dos juros em setembro.

Dólar

O dólar comercial fechou próximo da estabilidade, com queda de 0,10%, a R$ 5,62. Já os DIs (juros futuros) foram na contramão de ontem e recuaram por toda a curva.

Mercado externo

As bolsas de Nova York fecharam em tom de cautela, com os investidores aguardando a decisão final da taxa de juros pelo Fed nesta quarta-feira (31).

O Dow Jones subiu 0,51%, aos 40.745,89 pontos; o S&P 500, em -0,50%, aos 5.436,42 pontos; e o Nasdaq, -1,28%, aos 17.147,42 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail