O destaque desta quinta-feira (19) foi o dólar. A moeda norte-americana teve mais um dia de fortes oscilações e só caiu após intervenção do Banco Central, que realizou dois leilões no valor de US$ 8 bilhões para intervir no câmbio. Além disso, também contribuiu a aprovação em primeiro turno do pacote de corte de gastos pela Câmara, o principal provocador de nervosismo no mercado financeiro.
Com esses dois fatores, o dólar interrompeu hoje a sequência de cinco altas consecutivas e fechou o dia em queda de 2,32%, vendido a R$ 6,122.
O Ibovespa, por sua vez, voltou a subir hoje. O principal indicador da Bolsa brasileira terminou o dia com alta de 0,34%, aos 121.187,91 pontos, um ganho de 416,03 pontos. Vale lembrar que, ontem (18), o índice teve queda de mais de 3%.
Os juros futuros (DIs) começaram subindo por toda a curva, ultrapassando os 16% em vários vértices, antes de recuarem e acabarem com amplas baixas.
Em relação à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do corte de gastos, ela foi aprovada mas com algumas mudanças que desidrataram o texto. Houve mudanças no abono salarial, no Fundeb, e prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU). A proposta também abre caminho para a votação do projeto que limita os supersalários do funcionalismo público.
Mas uma das piores partes é que a proposta mantém a maior parte das emendas parlamentares impositivas, evitando possíveis bloqueios orçamentários, o que reduz o alcance da medida originalmente apresentada.
Em segundo plano, o Banco Central estimou em Relatório Trimestral de Inflação divulgado hoje que a inflação deste ano deve furar o teto da meta de 4,5%. Na entrevista coletiva sobre o relatório, com um tom de despedida de Roberto Campos Neto, que passa a presidência da instituição para Gabriel Galípolo já amanhã, viu-se uma coesão de pensamentos entre o atual e o próximo comandante do BC.
Mercado externo
Os ativos de Wall Street permaneceram em trajetória de alta ao longo de quase todo o dia, mas terminaram a sessão mais fracos.
O Dow Jones fechou com leve alta de 0,04%, aos 42.342,24 pontos; o S&P 500, -0,09%, aos 5.867,08 pontos; e o Nasdaq, -0,10%, aos 19.372,77 pontos.
Leia também
Relacionados
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre
Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB
Banco de Brasília diz que informou TCDF sobre a operação
Trump anuncia hoje pacote de novas tarifas para produtos estrangeiros
Presidente dos EUA afirma que "todos os países" serão atingidos pela medida