O presidente Lula recebe hoje Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. É o primeiro encontro entre os dois e vai ocorrer no final da tarde. Foi Campos Neto que solicitou a reunião.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi um dos articuladores da conversa entre Lula e o presidente do BC. Ele também deverá estar presente.
No início do mandato de Lula, a taxa taxa básica de juros, a Selic, estava em 13,75% e agora, encontra-se em 12,75%. Esse é o principal ponto de atrito entre os dois.
Lula fez reiteradas críticas à taxa de juros e direcionou suas reclamações a Campos Neto, a quem tratou várias vezes como “cidadão”, para evitar citar o nome. O presidente da República disse que “Campos Neto não foi indicado pelo povo”.
“Quando tinha o [Henrique] Meirelles [no comando do BC], eu conversava com o Meirelles”, completou em referência à falta de diálogo entre ele e Campos Neto até então.
Relacionados
Datafolha: Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação (38%) ainda supera aprovação (29%)
O instituto ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1º) até quinta-feira (3)
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro e demais nomes da direita se eleição fosse hoje
Presidente também ganharia no segundo turno de Tarcísio, Michelle, Marçal e Caiado
Lula passa seis meses sem escolher ministros para vagas no STJ
Tribunal tem sobrecarga de ações e toma medidas de urgência para reduzir acervo; uma das vagas está aberta há um ano e meio