O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta segunda-feira (22), um novo plano, intitulado Nova Indústria Brasil, para impulsionar e desenvolver as indústrias brasileiras. No evento de hoje, devem participar, além de ministros, representantes do setor industrial e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A proposta será apresentada após aprovação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que é comandado pelo vice-presidente e ministro da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin.
O programa estabelece metas e objetivos para o desenvolvimento industrial, tanto a curto prazo (até o final do mandato do presidente Lula), como a longo prazo até 2033. A disponibilização de linhas de crédito, subsídios e investimentos públicos também fazem parte do texto do projeto. A informação é do G1.
O plano, com a previsão de uma série de medidas governamentais, define, na prática, o governo como principal indutor do desenvolvimento do setor.
O texto divide o programa em seis eixos, com ações e metas específicas. O plano contempla os setores de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; agroindústria; complexo industrial de saúde; transformação digital; bioeconomia e transição energética; e tecnologia de defesa.
Dentre as medidas a serem adotadas, estão a redução do tempo de análise de pedidos de patentes, racionalização de taxas portuárias e de procedimentos aduaneiros, estímulos à inovação e à pesquisa.
O programa também estabelece 13 medidas de incentivos que o governo pode adotar em estímulo ao setor industrial, como compras governamentais, empréstimos, subvenções, comércio exterior e créditos tributários.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Deputado do PDT desmente líder e diz que partido segue na base do governo
Vice-líder do governo no Congresso afirmou que decisão foi alinhada com Carlos Lupi em reunião na segunda-feira
PDT rompe com governo após demissão de Lupi e diz que ficará independente
Partido diz que analisará cada projeto e discutirá candidatura alternativa para presidente em 2026
Lula chega a 12 trocas em ministérios com demissões de Lupi e Cida
Presidente acomodou centrão em minirreforma e exonerou titulares após denúncias, desempenho da pasta e até assédio