A Petrobras anunciou uma redução de R$ 0,17 por litro no preço do diesel nas refinarias, o que representa uma queda de 4,6%. O comunicado foi feito pela presidente da estatal, Magda Chambriard, durante um evento de assinatura de protocolo de intenções para um programa ambiental em parceria com o BNDES.
Magda destacou que o preço do querosene de aviação (QAV) passa por reajustes mensais e, a partir de amanhã, sofrerá uma nova alteração, que, segundo ela, será uma “queda significativa”.
A redução no valor do diesel tem impacto direto nos custos do transporte de cargas, refletindo em diversos setores da economia, especialmente na inflação dos alimentos.
Preço do diesel contribuiu para alta do IPCA-15 de março
O IPCA-15, que é a prévia da inflação, ficou em 0,64% em março, 0,59 ponto percentual (p.p.) abaixo de fevereiro, quando variou 1,23%. O grupo Transportes influenciou na alta. Ele subiu 0,92% e exerceu influência de 0,19 p.p.. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi divulgado e, 27 de março pelo IBGE.
Dentro do grupo de Transportes, o destaque veio dos combustíveis (1,88%), com alta nos preços do óleo diesel (2,77%), do etanol (2,17%), da gasolina (1,83% e subitem de maior impacto no mês, com 0,10 p.p.) e do gás veicular (0,08%).
Relacionados
Petrobras localiza hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Campos
Poço está localizado a 105 quilômetros da costa do estado do Rio
Petrobras mira em países africanos para recompor reservas de petróleo
Estatal busca parcerias em Angola, Namíbia e África do Sul
Brasil gastou 5 vezes mais em subsídios a combustíveis fósseis que em energia renovável
Monitoramento feito pelo Inesc revela que estímulos a fontes alternativas representam apenas 18% do total