ICL Notícias
Economia

PIX por aproximação começa a funcionar a partir de hoje; saiba como fazer

Nova modalidade é semelhante à dos cartões de crédito e débito
28/02/2025 | 09h12
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Começa nesta sexta-feira 28) a valer o Pix por aproximação, uma nova modalidade de transferência de valores. O Pix por aproximação vai funconar de maneira semelhante aos pagamentos e transferências por aproximação dos cartões de débito e crédito. Por enquanto, a modalidade só estará dis diponível para o sistema operacional Android.

Com a funcionalidade, basta encostar o celular na maquininha de cartão e fazer o Pix por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC). Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de captar o Código QR ou usar a função Copia e Cola do Pix. A nova modalidade não exclui a opção de pagamento por Código QR.

O valor máximo por transação será R$ 500. O cliente poderá diminuir o limite por operação e criar um valor máximo por dia para essa modalidade do Pix.

Pix por aproximação: só em Android

O Banco Central informou que carteiras digitais, bancos e provedores de máquinas de pagamento não terão obrigatoriedade de ter a modalidade. Para saber se é possível fazer o pagamento por Pix aproximado, o usuário deverá consultar se o seu banco aderiu à novidade.

Todas as instituições financeiras associadas ao open finance, que envolve o compartilhamento de dados entre elas, terão de estar no Google Pay (carteira digital do Google) e ofertar o Pix por aproximação. Isso ocorre porque, até o momento, apenas o Google Pay está cadastrado no Banco Central (BC) como iniciadora de pagamento.

Como a Apple Pay e a Samsung Pay não estão registradas no BC, o Pix por aproximação estará disponível apenas para os dispositivos móveis do sistema Android, que usam o Google Pay. Pelo menos dois bancos, Bradesco e Banco do Brasil, oferecem a tecnologia dentro de seus aplicativos. A expectativa é que outros bancos passem a oferecer a funcionalidade em seus aplicativos a partir desta sexta.

A ativação é semelhante a de cartões. Segundo o BC, para ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital, é necessário vincular a conta do banco a essa carteira, semelhante ao que já é feito com os cartões de pagamento. “No momento da vinculação da conta, você será automaticamente direcionado para a instituição onde possui conta para confirmar essa autorização”, diz o comunicado.

Pix por aproximação já estava disponível. Em outubro, o Banco do Brasil lançou Pix por aproximação em maquininhas Cielo. Já em novembro, apesar de regulamentar a modalidade para todas as carteiras de pagamento, maquininhas e bancos, o pagamento por Pix aproximado já estava disponível para usuários da carteira do Google Pay.

Como habilitar o celular e o Google Pay

• Habilitar a tecnologia NFC no celular, na abas “Configurações” e, em seguida, “Conexões” ou “Dispositivos conectados;

• Abrir o aplicativo Carteira do Google;

• Clicar em “Adicionar à carteira”, na parte inferior do aplicativo;

• Clicar em “Cartão de pagamento”;

• Clicar em “Novo cartão de débito ou de crédito”;

• Seguir as demais instruções.

Como usar o Pix por aproximação com carteira digital

• Com a conta bancária associada ao Google Pay, pedir o pagamento via Pix ao estabelecimento com maquinhas que ofereçam a tecnologia;

• Aproximar o celular desbloqueado do Código QR exibido na maquininha;

• Confirmar a transação na tela do celular;

• Confirmar a proteção cadastrada no celular – impressão digital, reconhecimento facial, senha do celular ou chave de segurança;

• Transação concluída.

Como usar o Pix por aproximação no aplicativo do banco

• Abrir o aplicativo do banco e escolher a opção “Pix por aproximação”;

• Aproximar o celular do Código QR exibido na maquininha;

• Seguir as demais instruções do aplicativo;

• Procedimento pode variar conforme a instituição financeira. No Banco do Brasil, o aplicativo pedirá a senha bancária para transações acima de R$ 200.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nosso boletim econômico
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.