O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta (6) que vai adiar para 2 de abril a cobrança de tarifas sobre produtos que chegam ao país vindos do Canadá e do México.
De acordo com Trump, os países não precisarão pagar tarifas sobre nenhum produto que se enquadre no Acordo USMCA (acordo comercial entre EUA, México e Canadá).
Trump elogia relacionamento com México
Em sua rede social, Trump atribuiu sua decisão em relação ao México ao trabalho que país tem feito na fronteira com os EUA.
“Nosso relacionamento tem sido muito bom e estamos trabalhando duro, juntos, na fronteira, tanto em termos de impedir que estrangeiros ilegais entrem nos Estados Unidos quanto, da mesma forma, impedir o Fentanil”, escreveu em seu perfil no Truth Social.
O presidente ainda agradeceu à presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, por seu “trabalho duro e cooperação”.
Já em relação ao Canadá, Trump escreveu na noite desta quarta-feira que não está “convencido” de que o governo canadense atuou o suficiente para resolver os problemas de entrada de fentanil e de imigrantes ilegais nos EUA.
Relacionados
Trump ataca juízes que o contrariam e cria crise institucional nos EUA
Algumas decisões do presidente foram bloqueadas ou suspensas por juízes, em nome do respeito à Constituição
Suprema Corte repreende Trump por pedir impeachment de juiz
"Está estabelecido há mais de dois séculos que a destituição não é uma resposta adequada", disse o chefe da Suprema Corte
Lula fala em ‘reciprocidade e diálogo’ em momento de discussões sobre tarifas de Trump
Tarifas de 25% sobre aço e alumínio implementadas pelo presidente dos EUA entraram em vigor na quarta (12)