Em seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes definiu uma prioridade: a segurança pública. Ao ser questionado, ele trata o tema como o centro de sua gestão, mas nega qualquer relação com uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. As informações são de Guilherme Amado/Platô BR.
Paes tem apostado em ações para combater a criminalidade. Um dos debates recentes na Câmara de Vereadores inclui a possibilidade de armar a Guarda Municipal na cidade — medida em estudo.
“Segurança pública, segurança pública e segurança pública”, resume o prefeito, que afirma estar atento em dar uma resposta ao que percebe ser a maior preocupação direta da população carioca.

(Foto: Reuters)
Mesmo com realidade distinta do Brasil, o prefeito pretende analisar a viabilidade de importar experiências bem-sucedidas do país vizinho. Em breve, Paes embarca para conhecer de perto as ações implementadas pelo presidente Nayib Bukele na área de segurança pública em El Salvador.
Paes e o foco no tema da segurança
Ao reduzir drasticamente os índices de violência, o país centro-americano se tornou referência controversa em relação às políticas de repressão contra o crime organizado. A visita do prefeito carioca busca inspiração para projetos que possam ser adaptados à realidade do Rio de Janeiro.
Mesmo diante do envolvimento com o tema, Eduardo Paes insiste que movimentação não tem relação com interesses em disputas eleitorais futuras. Segundo ele, o objetivo é fornecer respostas concretas ao que considera a principal demanda da população carioca na atualidade.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
CACs não recadastram 7.600 armas de uso restrito adquiridas durante governo Bolsonaro
São fuzis, carabinas e pistolas cujo paradeiro não foi comprovado pelos proprietários à PF
Reunião da Comissão de Segurança tem confusão entre deputados do PT e do PL
Os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gilvan da Federal (PL-ES) precisaram ser contidos pelos colegas
Lei Antimáfia será apresentada até maio, afirma Ministério da Justiça
Projeto visa bloquear bens de criminosos, combater lavagem de dinheiro e reforçar a segurança pública