Em seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes definiu uma prioridade: a segurança pública. Ao ser questionado, ele trata o tema como o centro de sua gestão, mas nega qualquer relação com uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. As informações são de Guilherme Amado/Platô BR.
Paes tem apostado em ações para combater a criminalidade. Um dos debates recentes na Câmara de Vereadores inclui a possibilidade de armar a Guarda Municipal na cidade — medida em estudo.
“Segurança pública, segurança pública e segurança pública”, resume o prefeito, que afirma estar atento em dar uma resposta ao que percebe ser a maior preocupação direta da população carioca.

(Foto: Reuters)
Mesmo com realidade distinta do Brasil, o prefeito pretende analisar a viabilidade de importar experiências bem-sucedidas do país vizinho. Em breve, Paes embarca para conhecer de perto as ações implementadas pelo presidente Nayib Bukele na área de segurança pública em El Salvador.
Paes e o foco no tema da segurança
Ao reduzir drasticamente os índices de violência, o país centro-americano se tornou referência controversa em relação às políticas de repressão contra o crime organizado. A visita do prefeito carioca busca inspiração para projetos que possam ser adaptados à realidade do Rio de Janeiro.
Mesmo diante do envolvimento com o tema, Eduardo Paes insiste que movimentação não tem relação com interesses em disputas eleitorais futuras. Segundo ele, o objetivo é fornecer respostas concretas ao que considera a principal demanda da população carioca na atualidade.
Relacionados
Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso
Segundo o presidente, a PEC não interfere na autonomia dos estados e municípios no tratamento da segurança
Com aval do STF, Eduardo Paes aposta no liberou geral das polícias no Rio de Janeiro
Prefeito do Rio assume ‘populismo progressista’ na preparação de sua campanha ao governo do estado, aliando-se ao bolsonarismo e aproximando-se do presidente salvadorenho Nayib Bukele
Projeto da Guarda Municipal armada é aprovado em segunda discussão na Câmara do RJ
Projeto agora seguirá para promulgação pelo presidente da casa, vereador Carlo Caiado (PSD), e modificará a Lei Orgânica do Município