Por Brasil de Fato
O foguete Starship, da SpaceX, empresa do bilionário conservador Elon Musk de sistemas aeroespaciais, sofreu uma explosão em um voo teste na quinta-feira (16), ao perder contato com sua base.
O mais recente voo da SpaceX foi o sétimo de teste do mega foguete Starship, assim, com a versão atualizada, de maior altitude, e mais potente da empresa. Entre os testes, a companhia de Musk obteve sucesso pela primeira vez em outubro passado, mas falharam no mês seguinte, quando o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi convidado a assistir à manobra.

Empresa de sistemas aeroespaciais do bilionário aliado a Trump conseguiu realizar apenas um teste efetivo
A explosão da Starship nesta quinta acontece a poucos dias da posse de Trump como presidente dos EUA, governo que Musk deve integrar. Na cerimônia de posse que será realizada na segunda-feira (20) também estarão presentes do dono da Meta, Mark Zuckerberg e da Amazon, Jeff Bezos. A empresa Blue Origin, também de Bezos, fez um voo inaugural bem-sucedido do foguete New Glenn, na Flórida.
A empresa de rastreamento de voos, FlightAware mostrou o desvio de vários aviões no Atlântico, perto de Turks e Caicos, territórios ultramarinos britânicos no mar do Caribe, devido aos pedaços em chamadas da Starship durante a sua reentrada na atmosfera.
O veículo espacial decolou às 16h37 locais, do território de lançamento da empresa (Starbase), em Boca Chica, Texas. Sete minutos depois, o propulsor SuperHeavy desacelerou da velocidade supersônica, em uma descida controlada, e pousou de forma precisa nos braços mecânicos da torre de lançamento.
SpaceX
Apesar do sucesso da primeira fase do lançamento da SpaceX, o estágio seguinte levou a nave a sofrer uma “rápida desmontagem não programada”, eufemismo da empresa para uma explosão, e caiu no Atlântico.

Mais recente voo da SpaceX foi o sétimo de teste do mega foguete Starship
“As equipes continuarão a revisar os dados do teste de voo de hoje para entender melhor a causa raiz [da explosão]. Com um teste como esse, o sucesso vem do que aprendemos, e o voo de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, declarou a empresa por meio da rede social X, também de Musk.
Relacionados
Pentágono, FBI e outras agências pedem que funcionários não respondam pedido de Musk
Á frente do DOGE, bilionário pediu explicações sobre tarefas realizadas por membros de agência federais
Conta de Moraes é desativada no X, alvo de decisões do ministro do STF
Segundo o Supremo, ministro desativou perfil pois já não o utilizava desde janeiro de 2024
Sem provas, Musk diz que ‘deep state’ dos EUA financiou eleição de Lula
Assessor de Trump, dono do X se soma às fake news que insinuam interferência de Biden na derrota de Bolsonaro