ICL Notícias
Política

Elon Musk provoca Moraes com posts alusivos a vilões e insinuações de censura

Dono do X, Elon Musk também fez referências a censura em comentários à determinação de do STF
29/08/2024 | 12h35

Depois da intimação postada pelo STF para Elon Musk na noite de quarta-feira (28), o dono da rede social X, havia enorme expectativa sobre como Musk reagiria. Na madrugada da quinta-feira (29), ela veio, com ares de provocação e com referências a uma suposta censura.

A intimação foi feita por uma postagem que reproduz o texto da decisão de Alexandre de Moraes no perfil oficial do STF no X, com o perfil de Elon Musk marcado.

Na decisão, Moraes estabeleceu prazo de 24h para que o X indique um representante legal da rede no Brasil. O escritório do X no Brasil fechou em 17 de agosto. O escritório funcionava no país desde 2012 e, no últimos meses, tinha cerca de 30 funcionários no país. A notícia foi dada com exclusividade pelo ICL Notícias.

O ministro também destacou que, caso Musk não cumpra a determinação, a plataforma X “deve sofrer a imediata suspensão das atividades”. O bilionário é investigado no Inquérito 4957, que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Musk demorou algumas horas para responder no X. A primeira postagem em seu perfil foi na madrugada de quinta-feira (29), à 1h39. Alexandre de Moraes aparece em imagem manipulada pela ferramenta de inteligência artificial do X, Grok, como uma combinação de dois vilões de franquias cinematográficas, a séries “Harry Potter” e “Star Wars”.

Uma fotografia de Alexandre de Moraes foi modificada para que o juiz aparecesse segurando dois sabres de luz na cor vermelha, característica dos guerreiros Sith de “Star Wars”, e os olhos com sombra preta de Voldemort, o vilão de “Harry Potter”.

No texto, Musk estimula seus seguidores a fazer o mesmo: “Gere uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil. É estranho!”, seguido de emojis de risada.

Em outra postagem, Musk associa a decisão de Moraes a uma suposta supressão de liberdade de expressão. Ele replica post de um designer chamado DogeDesinger em que aparece um vídeo com a imagem da bandeira do Brasil com o logo do X sobreposto. No comentário, o perfil afirma: “Alexandre de Moraes está tentando suspender a única fonte de verdade do Brasil”. Musk comenta: “O povo quer saber a verdade.”

O futuro da rede de Elon Musk no Brasil

Musk

O bilionário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X. (Foto: Reprodução)

O prazo para a plataforma de Elon Musk cumprir as decisões do STF terminam na noite de quinta-feira (29). A lei brasileira exige que haja representação legal do X no Brasil. Além disso, na determinação de quarta-feira (28) de Moraes, está a exigência de que o X pague as multas impostas pela Justiça, quando Moraes determinou o bloqueio de perfis que faziam ataques às instituições democráticas.
Em razão do descumprimento, Moraes aumentou a multa — que era de R$ 50 mil, para R$ 200 mil por dia —, até que a medida seja cumprida.

 

SAIBA MAIS:

Fechamento de escritório no Brasil do X, antigo Twitter, acontece em meio a crise financeira

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail