Neste sábado (30), o presidente Javier Milei fez uma breve mensagem ao povo argentino desde a Casa Rosada por ocasião das férias de fim de ano, na qual colocou todo o peso do sucesso de seu governo no Congresso. Ele disse que a Argentina caminha “para um catástrofe econômica de magnitude desconhecida” e pediu à sociedade que exija de deputados e senadores a aprovação da Lei Omnibus .
Tal como já tinha feito em outros discursos, Milei fez um diagnóstico do quadro económico e pediu “à liderança política que abandonasse as questões ideológicas” e apoiasse o projeto que enviou ao Parlamento para enfrentar a emergência. O presidente afirmou que se esta iniciativa não for aprovada, a Argentina enfrentará “uma crise de proporções bíblicas”
Lendo sempre e sem olhar para a câmera, Milei garantiu que a situação econômica é “pior que a de 2001 e 2002” e considerou que o espírito da Lei é que a Argentina volte a ser um país livre, com um Estado limitado, que “atua em defesa da vida, da liberdade e da propriedade dos argentinos”.
“Quando chegar a hora da verdade, os deputados e senadores da Nação se encontrarão diante de duas opções: poderão rejeitar a lei e continuar com o modelo que nos empobreceu durante cem anos ou poderão aprovar a lei para fazer uma mudança profunda e abraçar as ideias de liberdade ”, propôs o chefe de Estado.
Veja o pronunciamento:
MENSAJE DE FIN DE AÑO DEL PRESIDENTE DE LA NACIÓN
“Este puede ser el año en el que dejemos atrás el modelo colectivista que nos hizo pobres y abracemos nuevamente el modelo de la libertad que nos hizo el país más rico del mundo”. pic.twitter.com/qaw9QUq62g
— Oficina del Presidente Javier Milei (@OPEArg) December 31, 2023
Relacionados
Milei, J.K. Rowlling, Jeff Bezos e um futuro de privilégios
Fui na LibertyCon, conferência que reuniu 700 jovens em Praga para ouvir sobre libertarianismo
Milei gera nova crise na Argentina ao nomear ministros da Suprema Corte por decreto
Decisão viola a Constituição do país, que determina que indicação para Corte Máxima precisa da aprovação do Senado
Javier-pirâmide-Milei: Criptomoeda como retrato falado
Milei deveria colocar as barbas que não tem de molho: muitos norte-americanos foram enganados pela pilantragem sem charme