ICL Notícias
Internacional

Pérolas do capitalismo: empresa vende lata com ‘ar fresco’ de lago italiano por R$ 60

A empresa diz que o produto "cria uma lembrança que os turistas podem transportar facilmente”
08/11/2024 | 17h36

A empresa de comunicações italiana, ItalyComunica, pensou numa forma inusitada de conseguir mais dinheiro. A companhia está “enlatando” o ar do Lago di Como, e vendo as unidades por € 9,90 (cerca de R$ 60).

A ItalyComunica justifica a criação do produto, alegando que a “lata com ar” cria uma lembrança que os turistas podem transportar facilmente. “É algo original, divertido e até provocativo”, disse a empresa.

O produto, nada mais é do que uma lata de 400 mililitros cheia de ar “100% autêntico” do Lago di Como.

O lago fica localizado na comuna de Como — de onde vem o nome –, e é conhecido por sua beleza, e por atrair a atenção de Hollywood — os filmes “007: Cassino Royale” e “Casa Gucci” foram gravados lá. Por isso, o local tem atraído cada vez mais turista. Só em 2023, mais de 5,6 milhões de pessoas visitaram o lago.

Lago di Como (Foto: Reprodução)

Venda do ‘ar’ na região

Os comerciantes de Como tem abraçado a ideia da lata. Davide Abagnale, o especialista em marketing, tem uma loja que vende pôsteres do lago e aderiu ao produto. “Não é um produto, é uma memória tangível que você guarda no coração”, comentou Abagnale.

Chiara Piscitelli, dona de uma livraria em Como, também passou a vender o item em seu comércio, e o descreve com um pequeno “gadget” para se ter.

Já o prefeito de Como, Alessandro Rapinese, reprova a ideia. Segundo ele, há “souvenirs”, mais interessantes para se comprar, como os lenços de seda da região.

“É uma ideia curiosa, mas não para todos […] como prefeito de uma das cidades mais bonitas da Itália, se alguém quiser levar um pouco do nosso ar para casa, que seja, desde que levem também boas lembranças do lugar”, afirmou o prefeito.

Outras latas de ar

Em 2020, uma outra empresa começou a vender garrafas com o “ar autêntico” da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Dessa vez, o público alvo do produto eram britânicos que morassem fora do seu país de origem. A ideia era que pudessem sentir o “ar de casa”.

A Islândia e Canadá são exemplos de outros países vende latas de ar.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail