A organização do encontro evangélico Consciência Cristã 2024 cancelou a participação do pastor americano Douglas Wilson. O cancelamento ocorre após repercussão negativa da presença do religioso, que prega a ideia de que a Bíblia autoriza a escravidão. O evento acontecerá em Campina Grande, na Paraíba, entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
Em nota, a Visão Nacional para a Consciência Cristã, organizadora do encontro, informou que decidiu “cancelar a participação do pastor Douglas Wilson, da Christ Church, após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano”.
A vinda de Douglas Wilson ao Consciência Cristã 2024 gerou críticas no meio evangélico. Para o teólogo Ronilso Pacheco, em texto publicado no site The Intercept Brasil, a participação do pastor americano cruza uma linha inaceitável e permite “defesa aberta da naturalização da escravidão”.
Douglas Wilson é líder da Igreja de Cristo e, em dois livros, diz querer “tirar o estigma” do sistema escravista associado ao sul dos Estados Unidos. Segundo o pastor, a vitória do norte dos Estados Unidos, que era abolicionista, impediu a ida de africanos escravizados para o estado da Virgínia, onde na concepção torta dele encontrariam “mestres piedosos”.
Deixe um comentário