ICL Notícias
Internacional

Ex-funcionários demitidos do X ganham processos contra Musk na Justiça

Musk tem usado com os funcionários públicos dos EUA uma estratégia de demissão semelhante ao que usou no X
27/02/2025 | 16h34
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Os antigos funcionários do X vítimas das demissões em massa feitas por Elon Musk logo após a aquisição da empresa, em 2022, estão conseguindo vitórias em ações na Justiça.

De acordo a agência de notícias Bloomberg News, recentemente quatro ex-empregados venceram processos no qual alegaram não ter recebido indenizações após serem desligados.

Em 2022, logo após comprar a empresa, Musk teria enviado um e-mail com o título “Uma Encruzilhada” aos seus empregados avisando que se comprometam com um ambiente de trabalho “extremamente hardcore” ou deixem a empresa.

Os quatro funcionários que venceram seus processos na Justiça alegam que não responderam o e-mail nem pediram demissão e, apesar disso, foram demitidos — ou seja, tinham direito a receber uma rescisão.

As perdas iniciais de Musk podem por uma pressão no empresário para firmar um acordo com outros empregados que também alegam não terem recebido rescisão. Esses funcionários dizem ter direito a valores que variam entre US$ 100 mil a US$ 1 milhão.

Shannon Liss-Riordan, advogada que representa ex-funcionários nos processos, disse que os 20 casos que venceu até o momento já custaram ao menos o dobro do valor das indenizações que foram pedidas. Ela explica que o valor aumentou devido a inclusão de juros, despesas de arbitragem e honorários advocatícios.

Musk aplica mesma tática aos funcionários públicos nos EUA

Elon Musk se tornou um conselheiro-chave do Departamento de ‘Eficiência Governamental’ no governo Trump (Foto: AFP/Arquivos)

Agora como conselheiro-chave do Departamento de ‘Eficiência Governamental’ do governo Trump, Musk empregou um estratégia semelhante aos funcionários públicos americanos. Assim como no X, a tática de corte de custos do empresário até mesmo incluiu um e-mail com o assunto “Encruzilhada”, enviado aos dois milhões de trabalhadores federais.

O e-mail avisava sobre a redução de gastos e dizia que os funcionários públicos poderiam se demitir. Esses e-mails agora têm sido alvo de ações judiciais, assim como os e-mails do X.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail