A cidade de Avaré (SP) será palco do 3º Festival de Inverno do Cordão (FIC). Entre as atrações culturais totalmente gratuitas, estão exposição do fotógrafo Bob Wolfenson, painéis sobre política, literatura e vinhos, apresentações musicais, feira gastronômica e a inauguração da nova livraria da Editora Contracorrente. O evento acontecerá no próximo sábado (27).
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio de Almeida, vai participar da abertura do festival, que terá nomes conhecidos como as escritoras Adriana Negreiros, Andréa Del Fuego, Márcia Tiburi e Natalia Timerman, entre outros. O ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, também estará presente para participar do painel sobre política.
Festival: Exposição Nósoutros
O festival terá também a exposição “Nósoutros”, do fotógrafo Bob Wolfenson. Pela primeira, será montada em um espaço totalmente aberto e integrado à natureza.
A mostra reúne 12 fotografias da série, que retrata pessoas nos mais diversos lugares do mundo em grandes afluxos de transeuntes, como cruzamentos ou faixas de pedestres.
Nestes locais, a lente de Bob captou o grande paradoxo que se coloca em qualquer lugar do planeta: o de ser igual e diferente. “O desejo de pertencer a um grupo e, ao mesmo tempo, querer se distinguir dele”, descreve o fotógrafo.
A exposição vai até o fim de setembro e poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h, e das 14 às 18h. Nos sábados e domingos, das 8h às 18h.
Livraria
Outra surpresa reservada para o dia 27 de julho é a reinauguração da Livraria Contracorrente, da editora de mesmo nome. A única livraria de Avaré também fica dentro do Projeto Cordão e acaba de passar por uma reforma que a deixou ainda mais convidativa aos visitantes.
Projeto
Criado em 2019 pelo casal de advogados Rafael Valim e Camila Valim, o Projeto Cordão é um coletivo cultural que representa a união e o trabalho conjunto de seus membros, formado um grande cordão.
O objetivo do espaço é incentivar e propagar a arte e o pensamento. O nome foi inspirado na música “Cordão”, de Chico Buarque.
O espaço verde passa a abrigar a Editora Contracorrente, a livraria de mesmo nome, uma escola de música com aulas gratuitas à comunidade. Há ainda um projeto de agroecologia com horta orgânica e produção agroflorestal e, claro, os eventos culturais, que já viraram referência na cidade e seu entorno.
“O Projeto Cordão é um lugar de encontro destinado ao debate e à reflexão sobre temas de interesse da sociedade brasileira, onde todos podem falar e escutar livremente, sem preconceitos. Em um momento em que a cultura é tão pouco valorizada na sociedade, gostamos de nos referir ao projeto como uma ilha de resistência cultural, cujo objetivo é incentivar e celebrar as manifestações artísticas e de pensamento de todos os tipos”, conta Rafael Valim.
Shows
As atrações musicais são todas voltadas ao choro, com apresentações de João Camarero e Antonio Carlos Bigonha, Carmen Queiroz, do grupo Panorama do Choro e da banda Cordão Pixinguinha.
Entre um painel e outro, os visitantes poderão degustar drinques e comidinhas da Feira Gastronômica, que contará com parceiros comerciais da região de Avaré. Produtos e artesanato regionais também estarão expostos para venda.
Vocação cultural
Além da represa de Jurumirim, que já é um conhecido ponto turístico da região de Avaré, a cidade também é famosa por conta da Feira Avareense da Música Popular (FAMPOP). No ano passado, a cidade realizou a 40ª edição.
Criado em 1983, o evento foi responsável por revelar diversos talentos que hoje fazem sucesso na cena musical como Lenine, Chico César, Zeca Baleiro, Jorge Vercilo, Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Celso Viáfora, entre outros.
Serviço
3º Festival de Inverno do Cordão (FIC)
27 de julho, das 14h às 22h30
Rua Virgílio de Araújo Valim s/n — Avaré (SP)
Programação
- 14h: Abertura
Ministro Sílvio Almeida, Camila e Rafael Valim - 15h: Painel sobre Literatura
Adriana Negreiros, Márcia Tiburi, Andréa Del Fuego e Natália Timerman - 16h15: Grupo de prática em conjunto do Cordão
- 16h30: Painel sobre Política
Lira Neto, Manuela D’Avila, Eduardo Moreira, José Sócrates e Alysson Mascaro - 18h: Banda Cordão Pixinguinha
- 18h15: Painel sobre Fotografia
Carmen Negrão e Bob Wolfenson - 19h15: Painel sobre Vinhos
Pétria Chaves, Gabriela Monteleone, Luís Henrique Zanini e Ariel Kogan - 20h30: João Camarero e Antonio Carlos Bigonha
- 21h30: Panorama do Choro
- 22h30: Carmen Queiroz
Deixe um comentário