A temperaturas seguem elevadas em todo o Brasil na quinta-feira (27), especialmente no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, regiões que serão afetadas por uma nova onda de calor que chega na sexta-feira (28) e deve durar até pelo menos quarta-feira (5).
As regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Brasília são as capitais com maior chance de estabelecerem novos recordes de calor para 2025. Em Florianópolis, Rio de Janeiro, Campo Grande e Goiânia, continua o calorão, especialmente nos primeiros dias de março, a partir do sábado (1) e até o final do Carnaval, na terça-feira (4).

Mapa elaborado pelo Inmet mostra as áreas com perigo potencial (em amarelo) e perigo (em laranja) para tempestades (Fonte: Inmet)
Temporais no Norte, Centro-Oeste e Nordeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para temporais em toda área do Centro-Norte e do Sul do país. Para o Nordeste e Sudeste, a previsão é de chuvas fortes, mas isoladas.
Para o Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul do Amazonas e do Pará, oeste do Tocantins e do Maranhão, o Inmet emitiu avisos laranja (perigo) para chuvas intensas, com volumes expressivos que podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h.
No Nordeste, o céu fica muito nublado com muitas nuvens e há probabilidade de pancadas de chuva isoladas, sobretudo na área que compreende os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O tempo fica muito instável entre o litoral do Ceará e Pernambuco, com acumulados de chuva podendo chegar a 50 mm em 24 horas e ventos de até 60 km/h, acompanhados de possíveis trovoadas. A região está sob alerta amarelo, de perigo potencial para temporais.
No Sudeste, a previsão é de que ocorram chuvas fortes em Minas Gerais, com destaque para o Triângulo Mineiro, Belo Horizonte, Sul de Minas (na divisa com o estado de São Paulo), e no sul do Rio de Janeiro. Para essas áreas, o instituto metereológico emitiu aviso amarelo (perigo potencial para tempestades).
O Sul do país também tem previsão de temporais, que podem chegar a 50 mm nesta quarta-feira (26). O aviso amarelo (perigo potencial) do Inmet abrange áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, com possibilidade, ainda, de queda de granizo.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Previsão do tempo: Sul terá névoa, Sudeste e Norte enfrentam chuva nesta segunda
Regiões Sul e Centro-Oeste terão tempo nublado com poucas nuvens
Previsão de tempo: frente do Sul traz frio e chuva para o Sudeste
Temporais também devem atingir áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná e parte do Nordeste
Buscas online por cachoeiras crescem 82% em 1 ano no Brasil, mostra levantamento
Termo 'cachoeiras perto de mim' cresceu 300% em um ano, de acordo com o levantamento do DeÔnibus