ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Freire Gomes: Interpretações de Ives Gandra eram usadas em reuniões golpistas

Teses do jurista Ives Gandra para uso da força, a partir do artigo 142 da Constituição, eram citadas
16/03/2024 | 10h00

O ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, disse em depoimento à Polícia Federal que teses do jurista Ives Gandra para uso da força, a partir do artigo 142 da Constituição, eram citadas nas reuniões em que se discutiram minutas golpistas com o ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o artigo citado não permite qualquer interpretação nesse sentido e o próprio general reconheceu isso no depoimento.

O general relatou: “Que sempre externou ao então Presidente da República, as condições apresentadas, do ponto de vista militar não haveria possibilidade de reverter o resultado das eleições; Que nas reuniões eram expostas as interpretações do jurista Ives Gandra Martins de utilização das Forças Armadas como Poder Moderador, com base no art. 142 da Constituição Federal, Que expôs que não havia possibilidade de utilização do referido art. 142 da CF para emprego das Forças Armadas como um Poder Moderador”.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail