ICL Notícias

A forte onda de frio que avança sobre o Brasil desde sábado (29) chegou com queda de temperatura muito acentuada no Sul do Brasil, em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, e também em áreas dos estados de Rondônia e Acre, no Norte.

De acordo com informações dos meteorologistas do Climatempo, algumas capitais devem registrar possíveis recordes de menor temperatura do ano devem ocorrer durante a onda de frio.

O primeiro dia de atuação da frente fria ocorreu na sexta-feira (28) e deve se estender até os primeiros dias de julho. Algumas cidades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas negativas no sábado (29). A menor temperatura foi de – 2,2 °C em Urupema (SC).

Região Sul pode ter geadas

O frio intenso deve atingir principalmente os estados do Sul, com previsão de geada generalizada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Temperaturas negativas, de até -8 °C poderão ocorrer nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense.

Entre o sul do Mato Grosso e a faixa leste do estado de São Paulo, as temperaturas ficarão reduzidas, abaixo da normalidade para este período, o que é comum quando massas de ar geladas poderosas avançam sobre as regiões mais centrais do Brasil.

Na região que vai do leste do Acre até o Sul do Espírito Santo, Entre as temperaturas também ficarão reduzidas em comparação aos últimos dias.

Frente fria quebra ciclo de dias quentes

A frente fria vem para quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho, especialmente na faixa central do país.

Durante este período, a umidade relativa do ar se manteve reduzida por vários dias, com algumas regiões registrando níveis muito baixos, abaixo de 20%.

LEIA TAMBÉM

Previsão do tempo: 6 capitais devem ter recordes de baixas temperaturas neste fim de semana

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail