ICL Notícias

A frente fria que chegou no início da semana segue avançando pelo centro do país nessa quarta-feira (13). A previsão é tempo instável, com chuvas e queda de temperatura nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com alertas de chuvas fortes para Rio de Janeiro e São Paulo.

No Sul, a tendência é de o tempo ficar estável nos próximos dias até pelo menos o final de semana. No Nordeste segue seco e quente, mas com aumento de nebulosidade.

Grandes volumes de chuva estão previstos para as áreas localizadas na região central do Brasil e a Amazônia. Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostra onde as chuvas serão mais fortes e volumosas (em vermelho e rosa). Em locais no Amazonas, Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo e leste de Minas Gerais, o volume de chuva pode ultrapassar os 100 mm.

Mapa mostra o volume de chuva previsto para semana de 11 a 18 de novembro (Fonte: Inmet)

Rio e SP terão tempo instável

No Sudeste, a frente fria avança sobre o estado do Rio de Janeiro na quarta-feira (13) e deve ficar quase parada entre o litoral do Rio de Janeiro e o Espírito Santo até a quinta-feira (14), o que provoca áreas de instabilidade sobre a região Serrana, o Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, onde há potencial para temporais isolados.

No Grande Rio e nas demais áreas fluminenses, há previsão para chuva de moderada a forte intensidade. Com os ventos frios, a chuva e o céu nublado, a temperatura cai em todo o estado do Rio de Janeiro e fica amena o dia todo.

A passagem da frente fria pelo litoral do Sudeste pode provocar temporais no Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil)

Na Região Metropolitana de São Paulo, a temperatura volta a baixar na quarta-feira (13), com máximas abaixo dos 25 °C até a quinta-feira (14), aumento de nebulosidade e pancadas de chuvas de moderadas a fortes. A chuva acumulada nos últimos dias deixa a Grande São Paulo mais vulnerável a enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra nos próximos dias.

Centro-Oeste e Norte: previsão é de mais chuva

A combinação de calor e alta umidade trouxe chuvas intensas para o Centro-Oeste neste início de novembro, com previsão de continuidade nos próximos dias. A chuva tem se mostrado persistente em boa parte da região Centro-Oeste do Brasil.

A combinação de massa de ar quente e úmida provocará instabilidades e chuvas localmente significativas em Mato Grosso e Goiás.

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana no centro-oeste do Amazonas, Rondônia, centro-sul do Tocantins e do Pará, podendo superar 100 mm em alguns locais. Nas demais áreas da região, as chuvas serão isoladas, com exceção do norte do Pará e parte do Amapá, onde os acumulados de chuva devem ficar abaixo de 20 mm.

Nordeste: aumento de nebulosidade

Apesar da previsão ser de tempo quente e seco em grande parte do leste da região, há tendência de aumento da nebulosidade, especialmente no leste e sul da Bahia, Piauí e centro-sul do Maranhão até pelo menos a sexta-feira (15), com acumulados que podem superar 50 mm.

Sul: tempo começa a ficar firme

A partir da quarta-feira (13), o tempo ficará firme a partir do Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná seguem a tendência até sexta-feira (15). A partir do sábado (16), áreas de instabilidade se formarão sobre a região, provocando pancadas de chuva que devem se manter nos dias seguintes.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail