Os ministros das Relações Exteriores dos países membros do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, se reúnem em evento que ocorre até a próxima quinta-feira (22), no Rio de Janeiro. Segundo o Itamaraty, a reforma de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), deve ser o principal tema.
O evento é uma prévia da reunião da cúpula do G20, que será em 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, com a participação dos chefes de estado dos países. Na reunião que começa hoje, o combate à fome e a transição energética também serão debatidos.
O G20 é um grupo de diálogo, sem a existência de um secretariado, por exemplo. Cabe ao Brasil, como país que preside o grupo temporariamente até 30 de novembro deste ano, receber os representantes de outros países, organizar as reuniões e pautar as discussões.
O tema das reformas de organismos multilaterais, por se tratar de uma reunião com ministros de Relações Exteriores, deve ser o mais debatido. Em seus discursos, o presidente Lula (PT) tem afirmado que é preciso reformar instituições como a ONU, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
China, Índia e Itália não vão enviar os ministros, mas, sim, os vice-chanceleres. A lista de presença, no entanto, ainda não está confirmada. A informação é do G1.
O G20 é formado pelos seguintes membros:
- África do Sul;
- Alemanha;
- Arábia Saudita;
- Argentina;
- Austrália;
- Brasil;
- Canadá;
- China;
- Coreia do Sul;
- Estados Unidos;
- França;
- Índia;
- Indonésia;
- Itália;
- Japão;
- México;
- Reino Unido;
- Rússia;
- Turquia;
- União Europeia;
- União Africana.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Castro sanciona lei para ter policiais em ônibus do RJ após aumento de assaltos
Programa Ônibus Seguro permitirá atuação de agentes armados em coletivos da região metropolitana
Baía de Guanabara recebe 3 milhões de litros de chorume por dia
Movimento social cobra atuação dos órgãos ambientais
Câmara do Rio dá à luz o Dia da Cegonha Reborn
Projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD)