Os ministros das Relações Exteriores dos países membros do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, se reúnem em evento que ocorre até a próxima quinta-feira (22), no Rio de Janeiro. Segundo o Itamaraty, a reforma de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), deve ser o principal tema.
O evento é uma prévia da reunião da cúpula do G20, que será em 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, com a participação dos chefes de estado dos países. Na reunião que começa hoje, o combate à fome e a transição energética também serão debatidos.
O G20 é um grupo de diálogo, sem a existência de um secretariado, por exemplo. Cabe ao Brasil, como país que preside o grupo temporariamente até 30 de novembro deste ano, receber os representantes de outros países, organizar as reuniões e pautar as discussões.
O tema das reformas de organismos multilaterais, por se tratar de uma reunião com ministros de Relações Exteriores, deve ser o mais debatido. Em seus discursos, o presidente Lula (PT) tem afirmado que é preciso reformar instituições como a ONU, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
China, Índia e Itália não vão enviar os ministros, mas, sim, os vice-chanceleres. A lista de presença, no entanto, ainda não está confirmada. A informação é do G1.
O G20 é formado pelos seguintes membros:
- África do Sul;
- Alemanha;
- Arábia Saudita;
- Argentina;
- Austrália;
- Brasil;
- Canadá;
- China;
- Coreia do Sul;
- Estados Unidos;
- França;
- Índia;
- Indonésia;
- Itália;
- Japão;
- México;
- Reino Unido;
- Rússia;
- Turquia;
- União Europeia;
- União Africana.
Deixe um comentário