Por Lucas Luciano — Tempo Real
O Gaeco, do Ministério Público do Rio, cumpre, nesta terça-feira (25), 12 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas investigadas por participarem de um esquema de fraudes em licitações envolvendo contratos com prefeituras da Baixada Fluminense. O MPRJ afirma que uma empresa foi favorecida em licitações para fornecer refeições hospitalares e kits de merenda escolar em Japeri.
O Gaeco instaurou a investigação para apurar a existência de uma organização criminosa que utilizava empresas em nome de sócios “laranjas” e simulava concorrência em processos licitatórios, alternando-se como vencedoras, em um esquema de cartel. Dentre elas, está a Nutrifoods Refeições Ltda., suspeita de firmar contratos irregulares com as prefeituras de Magé, Japeri e Nilópolis.

MPRJ cumpre mandado na Baixada Fluminense. (Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com os promotores de Justiça, em Japeri, a Nutrifoods teria sido favorecida em licitações direcionadas pelas secretarias de Educação e de Saúde para o fornecimento de refeições hospitalares e de kits de merenda escolar — inclusive durante o período da pandemia.
Em setembro de 2021, segundo o MPRJ, a empresa entregou kits a alunos da rede municipal com cinco meses de atraso e contendo alimentos impróprios para o consumo.
Os mandados obtidos pelo MPRJ junto ao Juízo da 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital estão sendo cumpridos em diversos endereços na Baixada Fluminense pelo Gaeco (Nilópolis, Nova Iguaçu e Japeri) e em Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
Relacionados
Racismo no Rio expõe silenciamento de vozes
Embora o país seja constitucionalmente laico, a realidade mostra que muitas vezes essa laicidade é apenas um conceito distante da prática
Criminosos sequestram cinco ônibus na zona norte do Rio de Janeiro
Veículos foram usados por criminosos para interromper trânsito
Estudante morre atropelada na pista do BRT por carro da Secretaria estadual de Cultura
Uma estudante de 17 anos morreu atropelada na pista do BRT Transcarioca, na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (25)