O governo federal adiou as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O Enem dos Concursos seria aplicado no próximo domingo (5) em todo Brasil. Ainda não foi definida uma nova data.
A decisão ocorre em razão das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, deixando cidades alagadas, casas destruídas e pelo menos 37 mortos — 74 pessoas estão desaparecidas.
Governo volta atrás
Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia informado que as provas seriam mantidas, inclusive no Rio Grande do Sul. Mas a pasta voltou atrás e decidiu não prejudicar os candidatos que fariam as provas em cidades gaúchas.
“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
No Rio Grande do Sul, pouco mais de 80 mil candidatos fariam as provas em 10 cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.
O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas.
Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.
Deixe um comentário