A Região Metropolitana de São Paulo já registra chuva intensa e queda de granizo. Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de temporais nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais no fim da tarde desta quarta-feira (31). Também pode chover forte em estados do Nordeste, como Maranhão, e do Norte, como o Acre.
Desde as 15h, o Corpo de Bombeiros registrou 84 chamados para quedas de árvore e três chamados para enchentes na Grande São Paulo. Em Diadema, houve queda de granizo durante o temporal, assim como alguns bairros da capital, como Ipiranga e Capela do Socorro.
“As instabilidades atmosféricas esperadas para as regiões sugerem a formação de nuvens carregadas, propícias para a ocorrência de tempestades, por vezes, severas”, alerta o Inmet.
A previsão de chuva deve permanecer nessas regiões até o próximo sábado (2). Isso acontece, segundo a Climatempo Meteorologia, pela atuação, a partir desta quarta, de um sistema de baixa pressão atmosférica que dará origem a uma nova frente fria em alto mar, entre o Sul e o Sudeste.
FEVEREIRO
O Inmet aponta que fevereiro, assim como janeiro, deverá ter chuva acima da média em grande parte do país, com exceção da Região Norte e de áreas da região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás.
As temperaturas também devem ficar acima da média em praticamente todo o Brasil, com valores acima de 25 °C.
Deixe um comentário