O nível do Rio Guaíba bateu todos os recordes em meio às inundações provocadas pela chuva no Rio Grande do Sul e se aproxima pela primeira vez de chegar à marca de 5 metros, mostra o último boletim do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic), da Prefeitura de Porto Alegre.
Segundo o balanço, divulgado às 5h49 deste sábado (4), o Guaíba já atingiu um nível de 4,96 metros. A situação é considerada de alerta quando o nível da água chega à marca de 2,5 metros.
Guaíba: Maior enchente da história
O nível do Guaíba atingiu 4,77 m às 21h da sexta-feira (3), segundo dados das autoridades gaúchas. Com isso, superou os 4,76 m registrados em 1941 –até então considerada a maior enchente da história da capital do Rio Grande do Sul.
Desde ontem, a Prefeitura de Porto Alegre recomendou a evacuação do centro histórico e do 4º Distrito da cidade, áreas mais afetadas pela cheia do Guaíba. Quase 2 mil pessoas passaram a noite em oito abrigos provisórios montados pela prefeitura em diferentes pontos da cidade.
Na sexta-feira, equipes de resgate realizaram pelo menos mil salvamentos em áreas alagadas e de risco na cidade.
Avenida Farrapos neste momento. Nível do Guaiba deve ultrapassar os 5m. É a maior cheia da história de Porto Alegre. pic.twitter.com/ieQ31VuXyl
— Luiza Schirmer (@LuizaSchirmer) May 4, 2024
Interior do Mercado público de Porto Alegre agora. A placa prata indica o nível que a água chegou em 1941, quando o Guaiba alcançou 4m76. Provavelmente será encoberta nas próximas horas. pic.twitter.com/EYoKjwyuVC
— Luiza Schirmer (@LuizaSchirmer) May 4, 2024
#ChuvasnoRS – #PortoAlegre neste sábado, 04 de maio! Guaíba atingiu cheia histórica e inundou a Capital.
Fique em casa! pic.twitter.com/xkXLZCZaTh
— Sofia Cavedon (@sofiacavedonPT) May 4, 2024
Deixe um comentário