ouça este conteúdo
|
readme
|
O jornalista Guga Noblat, do ICL Notícias, venceu em primeira instância uma ação movida pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). A parlamentar pedia a retirada de postagem feita por Noblat na rede social X e indenização de R$ 20 mil por danos morais. A decisão é do juiz Marcelo Carlin, do 2º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital do Estado de Santa Catarina.
“É uma decisão de primeira instância, cabe recurso. De todo modo, é uma vitória muito significativa porque o juiz acatou todos os nossos argumentos. Ou seja, o caso foi julgado totalmente improcedente”, destacou a defesa do jornalista.
Postagem
Em 17 de março de 2023, Júlia Zanatta publicou no X uma foto em que aparece empunhando um fuzil. No texto, a parlamentar diz que “não podemos baixar a guarda”.
“Infelizmente, a situação não é fácil. Com Lula no poder, deixamos um sonho de liberdade para passar para uma defesa única e exclusiva dos empregos, do pessoal que investiu no setor de armas. Estamos agora falando em socorrer empregos +”, postou.

Postagem de Júlia Zanatta que foi alvo de crítica do jornalista Guga Noblat (Foto: Reprodução)
No dia seguinte, Guga Noblat também fez postagem na rede social X criticando a postura da deputada. “Eita, a Barbie fascista virou deputada federal e já tá fazendo bobagem”, escreveu.
Guga Noblat: decisão favorável
Segundo o juiz Marcelo Carlin, apesar das publicações de Noblat possuírem severa crítica à parte autora, “entendo que, dentro do contexto fático, esses não extrapolaram a liberdade de expressão/crítica”.
Carlin ainda acrescentou que “é importante registrar” que na publicação que originou os comentários, “fica claro que a publicação de autora pode ser interpretada como um estímulo à violência contra um adversário político, no
caso o atual Presidente da República”.
“Em observância à liberdade de expressão/crítica (pressuposto do Estado Democrático) o requerido agiu em exercício regular do seu direito (art. 188, I, do Código Civil) e, por isso, não houve violação aos direitos da personalidade da autora (imagem/honra)”, proferiu o juiz.
SAIBA MAIS:
Gilmar Mendes tranca ação de Bolsonaro contra Guga Noblat, do ICL Notícias
Relacionados
Guga Noblat, do ICL Notícias, é expulso da Câmara: ‘Sou alvo da perseguição do Lira’
Guga e o cinegrafista cruzaram com Lira. Logo depois, seguranças foram acionados para tirar os dois da Câmara
Deputada perde ação contra jornalista que expôs nota do portal da transparência
Jornalista divulgou pagamento do gabinete de Julia Zanatta (PL-SC) a jornal
Guga Noblat: “Gayer é um oportunista que aprendeu a fazer o discurso da extrema direita”
"O tempo inteiro ele cria polêmicas fakes, vazias, que ele ou tá aumentando, ou tá realmente inventando uma história", enfatiza o jornalista