Apesar de não estar relacionado diretamente ao debate político, o mandado de prisão contra o cantor Gusttavo Lima merece atenção por alguns elementos. Dentre eles, o foco das críticas oriundas de usuários que repercutem a notícia: 30% citam o envolvimento de Gusttavo Lima com jogos online e a prática de lavagem de dinheiro, em um aumento do debate da opinião pública com o tema. É mais um passo na consolidação das necessárias conversas sobre a atuação de influenciadores e das bets no país.
O posicionamento político do cantor também é mencionado em 25% dos comentários, apontando sua ligação com o bolsonarismo. Elogios à justiça de Pernambuco (20%), comentários sarcásticos sobre sua fuga (15%) e piadas sobre o tema (10%) completam os comentários. No Google-BR, Gusttavo Lima foi o termo mais buscado nas últimas 24h que sucederam o mandado. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro teve entre as buscas em ascensão o termo GUSTTAVO LIMA E BOLSONARO nas três principais buscas.
O episódio reforça uma escalada no debate público não apenas sobre o papel das bets na sociedade, mas também no envolvimento de influenciadores digitais com a promoção e a divulgação deste tipo de atividade. O avanço deste debate se correlaciona com a publicação do Diário Oficial (17) de medida que suspende bets sem autorização no país.
Em outra frente, as denúncias do Banco Central sobre o impacto da “bets” nos beneficiários do programa Bolsa Família geraram também um importante debate, principalmente sobre a perspectiva destes beneficiários de que as apostas podem ser uma solução financeira, os problemas de vício e os impactos sociais do problema. A demanda por regulação e fiscalização, bem como sinais de preconceito social também se destacam. Em menor volume, vemos uma correlação entre as recentes prisões de atores como Gusttavo Lima e Deolane com um debate sobre o papel dos influenciadores neste tipo de operação. Em outra frente, o impacto no esporte com denúncias de manipulação de resultados em esportes e discussões sobre a regulamentação e fiscalização destas empresas também se destacam e indicam um avanço nas conversas e na sensibilização da sociedade brasileira para este tema.
Deixe um comentário