ICL Notícias
Internacional

Hamas diz que aceitou nova proposta de mediadores para cessar-fogo em Gaza

De acordo com informações do gabinete do primeiro-ministro israelense, porém, Israel enviou uma contraproposta
30/03/2025 | 07h49
ouça este conteúdo

Do Brasil de Fato

Um alto integrante do gabinete político do Hamas disse neste sábado (29) que aceitou uma nova proposta para cessar-fogo em Gaza apresentada pelos mediadores e instou Israel a aprová-la também.

“Há dois dias, recebemos uma proposta dos irmãos mediadores do Egito e do Catar. A tratamos positivamente e a aprovamos. Esperamos que a ocupação [Israel] não a bloqueie”, declarou Khalil al-Hayya, que esclareceu que as armas do grupo representam uma “linha vermelha”.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, porém, “nas últimas horas, Israel transferiu sua contraproposta aos mediadores, em total coordenação com os Estados Unidos”. A nota foi divulgada pela CNN.

Israel rompeu cessar-fogo

O cessar-fogo vigente desde 19 de janeiro foi quebrado no dia 18 de março por Israel, após bombardeio que deixou 413 palestinos mortos, a maioria mulheres e crianças.

Na ocasião, o Hamas atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pelos ataques na Faixa de Gaza. “Com seu ilimitado apoio político e militar à ocupação (israelense), Washington tem total responsabilidade pelos massacres e assassinatos de mulheres e crianças em Gaza”, afirmou o Hamas em um comunicado.

*Com AFP.

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail