O influenciador digital e um dos sócios do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), Felipe Neto, se manifestou, por meio da rede social “X” (antigo Twitter), sobre a campanha #ApostasMatam. Felipe se comprometeu a nunca mais fazer divulgação de empresas de apostas.
“Ter aceitado divulgar casa de aposta foi o maior erro da minha vida. Um erro que me comprometo a nunca mais repetir e lutar para corrigir”, escreveu.
A campanha foi lançada com um vídeo de convocação feito por Eduardo Moreira, que pede a todos que publiquem o vídeo em suas redes e marque os influenciadores que gostam.
“Vamos combater juntos essa doença e garantir que as pessoas não tenham mais um vício nas suas vidas, que já são difíceis o suficiente. Participem com a gente dessa campanha”, convoca Edu Moreira.
Ter aceitado divulgar casa de aposta foi o maior erro da minha vida.
Um erro que me comprometo a nunca mais repetir e lutar para corrigir.#ApostasMatam – assistam a campanha do ICL. https://t.co/lR7d2bzKsS
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) August 23, 2024
Campanha lançada hoje
Eduardo Moreira explicou que a campanha tem o objetivo de combater as propagandas de casas de apostas online realizadas por influenciadores digitais. No anúncio, ele deu o pontapé inicial e se comprometeu a não fazer publicidade para essas empresas.
A campanha pede que as pessoas utilizem a hashtag #ApostasMatam em comentários de vídeos ou propagandas de “Bets” feitas por influencers nas redes sociais. Além disso, os influenciadores são chamados a gravarem um vídeo se comprometendo a não fazer publicidade para empresas de apostas.
“A gente pede para as pessoas que são influenciadoras que não façam mais isso. A gente entende que é sedutor, são milhões de reais oferecidos como cachê, mas vidas não tem preço. Isso está destruindo família, o futuro de crianças, um povo inteiro”, ressaltou Edu Moreira.
Números
De acordo com dados de um estudo macroeconômico realizado pelo banco Itaú, cerca de 7 milhões de brasileiros estão endividados por causa das apostas. 2 de cada 3 apostadores já deixaram de comprar algum item de necessidade básica por conta do dinheiro gasto com as “bets”.
Em 2023, a população brasileira perdeu cerca de R$ 24 bilhões em apostas. A pesquisa revela, ainda, que 80% das pessoas que se consideram viciadas em apostas já pensaram em cometer suicídio.
“As apostas têm viciado e destruído vidas de crianças de até seis anos de idade e, infelizmente, vários influenciadores, que muitos têm como exemplos e ídolos, tem emprestado seu nome para divulgar essa doença que tomou conta do país e tem destruído muitas vidas, principalmente das pessoas mais pobres”, comentou Eduardo Moreira.
Veja o vídeo em que Edu convoca para participação na campanha:
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