Por Chico Alves*
Na noite de 16 de outubro de 2023 o Brasil ganhava uma nova plataforma de jornalismo. Na ocasião, em texto na primeira edição do portal ICL Notícias, defini alguns objetivos a serem buscados pelos nossos profissionais, parâmetros que permitiriam ao leitor identificar facilmente nosso diferencial em relação aos outros veículos.
O primeiro editorial anunciou que o portal ICL Notícias não irá se render ao jogo bruto, em que “ricos empresários e banqueiros fazem valer as versões do ‘mercado’ sobre as necessidades da imensa maioria da população, que não tem sequer o básico para viver dignamente”.
No noticiário político, vamos na contramão dos meios de comunicação que “construíram a imagem do falso herói Sergio Moro, avalizaram os métodos ilegais da Lava Jato e também normalizaram o extremismo de Jair Bolsonaro — de tal modo que muita gente achou trivial que um personagem talhado na forma do fascismo se tornasse presidente do Brasil”.
Também, dizia o texto, não compactuaremos com “a demonização dos movimentos sociais e sindicais, o apagamento de questões relevantes — como a reforma agrária e o questionamento ao capitalismo — e a ocultação dos personagens poderosos responsáveis pela destruição ambiental que se verifica no país”.
Hoje, quando o portal completa um ano de existência, faço questão de recordar aquela carta de intenções para dar aos leitores a condição de julgar se nesse curto tempo de existência estamos honrando esse compromisso ou não.
Visto do lado de cá, considero que nos mantemos no caminho traçado.
Nessa enxurrada de informação diária, nossa meta é não ser apenas mais um entre tantos sites que, sob formas diferentes, acabam entregando o mesmíssimo conteúdo. Somos a antítese do Chacrinha, o lendário apresentador que dizia não ter vindo ao mundo para explicar, e sim para confundir.
O mundo atual — e em especial o Brasil — já está confuso demais.
O país está desestruturado socialmente, politicamente e economicamente, sem debater soluções que mudem o paradigma. Por isso, a ideia aqui é tratar de temas e mostrar personagens que a maior parte da imprensa tenta esconder, em especial aqueles contrários às diretrizes do grande poder financeiro. Essa já era a marca do canal ICL Notícias no YouTube, e o portal pretende repetir à risca.
Tudo isso sem a exposição de anúncios publicitários.
Os recursos para manter a independência jornalística são proporcionados pela comunidade inscrita nos mais de 200 cursos do Instituto Conhecimento Liberta, criado por Eduardo Moreira, e que hoje também faz aniversário — 4 anos. Quem paga o preço acessível para ter esse vasto aprendizado online também custeia nosso trabalho.
Esta fórmula original nos permite remar contra a maré.
Além da autonomia em relação aos gigantes que manipulam a economia brasileira, o formato criado por Eduardo Moreira ainda proporciona que essa luta seja travada em conjunto com a comunidade ICL, que cresce cada vez mais.
Há indícios de que a rota está correta. De janeiro a setembro o portal conseguiu dobrar os números de audiência e a quantidade de visitantes sobe mês a mês. Nesse tempo de existência publicamos muitas matérias de repercussão, muitas inclusive citadas por outros veículos de imprensa. Dessa forma o ICL Notícias acabou considerado por uma pesquisa independente como o veículo mais confiável do Brasil.
Mais do que números ou homenagens, porém, o maior objetivo é cumprir a promessa publicada no primeiro dia. Particularmente este trecho:
“Em contraponto ao modelo vertical de informações que são disseminadas a partir dos gabinetes refrigerados de grandes financistas, propomos uma prática que leve em conta todos os setores, mas com prioridade para os mais desfavorecidos”.
365 dias após começar a caminhada, o leitor pode julgar se estamos fazendo o que prometemos.
O saldo, acreditamos, é altamente positivo.
*Editor-chefe do portal ICL Notícias
Deixe um comentário