No dia 20 de abril de 2025, o terreiro de Candomblé Casa das Águas dos Olhos de Oxóssi, do Ilê Omiojúàrô, completa 40 anos de fundação por Mãe Beata de Yemanjá em Miguel Couto, na cidade de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Liderado atualmente por Pai Adailton Moreira d’Ogun (seu filho biológico), o terreiro fez uma programação de dois dias de atividades com mesas de debates com lideranças nacionais. Entre as participações nos dois dias, 23 e 24 de abril estão confirmadas as presenças da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da escritora Conceição Evaristo, Helena Theodoro, Mãe Meninazinha de Oxum e a ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, assim como outras personalidades das organizações sociais, culturais, artísticas e religiosas.
Ao longo desses 40 anos, o Ilê Omiojúàrô atua como um espaço de luta e solidariedade por vocação, sua história se funde com a dos movimentos negros e de mulheres negras na luta por direitos contra o racismo, lgbtfobia, e contra a violência que atinge as mulheres e outras formas de discriminação.
Além disso, abrigou um grande número de reuniões por políticas públicas efetivas, e serviu de espaço para uma extensa lista de ações sociais e culturais, se caracterizando como uma casa promotora de cidadania e valorização dos direitos humanos.