As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 se encerram hoje, às 23h59. Até a data, os estudantes podem conferir a classificação por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que disponibiliza desde a última terça-feira (23), a nota de corte parcial de cada curso.
Para acessar a página, basta entrar com o login gov.br neste site.
Os resultados da chamada regular saem no dia 30 de janeiro. Na data, também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As matrículas da chamada regular poderão ser feitas de 1 a 7 de fevereiro.
Até a noite de ontem, 1.060.386 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.008.580 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu.
Ao todo, na primeira fase foram disponibilizadas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior que fazem parte do programa, nos níveis federal, estadual e municipal.
A classificação obedece a reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.
QUEM PODE SE INSCREVER
Podem participar da seleção todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu. Também é preciso ter tirado mais do que 0 na prova de redação e não ter declarado estar na condição de “treineiro” ao se inscrever no Enem.
COMO SE INSCREVER
É preciso ter cadastro no acesso.gov.br. Em seguida, confirmar os dados para o Sisu entrar em contato e preencher o Perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Depois, é começar a inscrição.
É possível escolher até duas opções de curso. Confira o tutorial do MEC de como se inscrever no Sisu.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
A pedagogia da culpa: quando o sistema acusa seus professores
Atribuir aos docentes a responsabilidade pelas falhas educacionais é estratégia que desvia o foco das verdadeiras causas
Ônibus defeituosos, prédios caindo aos pedaços, falta de recursos: o drama diário da UFRJ
UFRJ afirma que 75% dos 154 prédios precisam de obras de recuperação, com custo estimado de R$ 1 bilhão
Termina nesta sexta-feira prazo de inscrição para o Encceja 2025
Provas serão aplicadas em 3 de agosto em todo o país