Por Andreia Verdélio — Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove até a próxima sexta-feira (15) um mutirão de reabilitação profissional sem necessidade de agendamento prévio. No total, são disponibilizadas 4.773 vagas, abrangendo diferentes regiões do país.
Veja a distribuição de vagas por região abaixo:
- São Paulo: 580.
- Minas Gerais: 1.530.
- Rio de Janeiro: 88.
- Santa Catarina: 630.
- Pernambuco: 1.265.
- Distrito Federal: 680.
Após avaliação inicial, os considerados aptos receberão atendimento com especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
INSS: reabilitação
O órgão oferece encaminhamentos para a reabilitação profissional por meio de perícia médica, requerimento espontâneo ou, em último caso, pela Justiça Federal.
Na perícia médica, se a impossibilidade de retorno permanente às atividades habituais for constatada, o segurado é encaminhado para avaliações pericial e socioprofissional.
Em situações específicas, ele pode ser direcionado a treinamentos e cursos para requalificação em uma atividade compatível com sua capacidade atual de trabalho.
Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária. Ao concluir o processo com resultado positivo, ele retorna ao mercado de trabalho em sua atividade original ou em outra compatível com suas condições atuais.
Em casos negativos, quando a reabilitação não é possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.
O INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um programa sequencial, não um atendimento isolado, com critérios específicos para elegibilidade.
Devido à complexidade do processo de recuperação, o órgão estabelece acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para apoiar a reabilitação física dos beneficiários elegíveis ao programa.
Novidade nos Correios
O INSS vai permitir, em breve, que segurados façam a solicitação do benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) e a entrega do atestado médico em agências dos Correios.
A medida faz parte da estratégia do órgão de ampliar o uso do Atestmed, sistema online que dispensa a perícia presencial.
Deixe um comentário