Por Andreia Verdélio — Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove até a próxima sexta-feira (15) um mutirão de reabilitação profissional sem necessidade de agendamento prévio. No total, são disponibilizadas 4.773 vagas, abrangendo diferentes regiões do país.
Veja a distribuição de vagas por região abaixo:
- São Paulo: 580.
- Minas Gerais: 1.530.
- Rio de Janeiro: 88.
- Santa Catarina: 630.
- Pernambuco: 1.265.
- Distrito Federal: 680.
Após avaliação inicial, os considerados aptos receberão atendimento com especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
INSS: reabilitação
O órgão oferece encaminhamentos para a reabilitação profissional por meio de perícia médica, requerimento espontâneo ou, em último caso, pela Justiça Federal.
Na perícia médica, se a impossibilidade de retorno permanente às atividades habituais for constatada, o segurado é encaminhado para avaliações pericial e socioprofissional.
Em situações específicas, ele pode ser direcionado a treinamentos e cursos para requalificação em uma atividade compatível com sua capacidade atual de trabalho.

Vagas no INSS estão distribuídas em diversas regiões do Brasil Foto: INSS/ Divulgação
Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária. Ao concluir o processo com resultado positivo, ele retorna ao mercado de trabalho em sua atividade original ou em outra compatível com suas condições atuais.
Em casos negativos, quando a reabilitação não é possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.
O INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um programa sequencial, não um atendimento isolado, com critérios específicos para elegibilidade.
Devido à complexidade do processo de recuperação, o órgão estabelece acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para apoiar a reabilitação física dos beneficiários elegíveis ao programa.
Novidade nos Correios
O INSS vai permitir, em breve, que segurados façam a solicitação do benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) e a entrega do atestado médico em agências dos Correios.
A medida faz parte da estratégia do órgão de ampliar o uso do Atestmed, sistema online que dispensa a perícia presencial.
Relacionados
PF realiza Operação Cessatio contra fraudes no INSS em Roraima
Quatorze mandados de busca foram cumpridos contra advogados especializados em Roraima
Ao ICL Notícias, Jorge Messias detalha ação da AGU para apoiar vítimas de fraude no INSS
Advogado-geral afirma que esquema usou estrutura do INSS desde 2019 e que governo Lula vai priorizar defesa dos aposentados
Presidente do INSS deixa cargo após ordem de Lula em meio a operação contra fraude
Investigação mira esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões