O Instituto Vladimir Herzog repudiou, por nota, o episódio de intimidação sofrido pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL) na manhã desta quinta-feira(26). Um caminhão baú com o símbolo do site Fatal Model parou em frente à sede ICL, em São Paulo, e do veículo saíram pessoas que fizeram vídeos e tiraram fotos do prédio e dos funcionários do instituto.
“É inaceitável que a Fatal Model, uma empresa privada, alvo de denúncias jornalísticas, atente contra a segurança de profissionais da imprensa. Tal ação, ilegal e criminosa não pode passar impune, pois ao atacar jornalistas, a empresa ataca também a democracia brasileira e o direito à informação de interesse público”, afirma o Instituto Vladimir Herzog, por nota..
A ação da Fatal Model ocorreu após Eduardo Moreira ter denunciado, no dia 16 de setembro durante o ICL Notícias 1ª edição, a publicidade da empresa de serviços de acompanhantes em eventos que são televisionados e têm classificação indicativa livre, como por exemplo em jogos de futebol da primeira divisão. Depois disso, o Ministério da Justiça notificou o Engenhão para dar explicações sobre a propaganda do site de acompanhantes Fatal Model exibida durante o jogo Botafogo x Corinthians, realizado no dia 14 de setembro.
O Instituto Vladimir Herzog ainda disse que reafirma o “compromisso com a defesa de jornalistas e comunicadores que desempenham o papel fundamental no fortalecimento da democracia”. Além disso, cobra “pronta resposta por parte dos órgãos competentes da justiça brasileira”.
Deixe um comentário