ICL Notícias

Israel e Hamas prorrogam trégua por mais dois dias, anuncia Catar

Graças à pausa humanitária, pela primeira vez chegaram ao Norte de Gaza suprimentos para palestinos em abrigos
27 de novembro de 2023

O Ministério de Relações Exteriores do Catar anunciou que Israel e Hamas chegaram a um acordo para prolongar a trégua humanitária em Gaza por mais dois dias. Hoje, segunda-feira (27), era o último dia de paralisação no confronto, mas negociações por uma extensão já se desenrolavam com ambos os lados afirmando que isso seria condicionado à libertação de pessoas.

O acordo inicial previa que a trégua durasse quatro dias. Entretanto, países como Catar, Estados Unidos e Egito, que têm atuado como mediadores, além de familiares de cerca de 200 reféns sequestrados em Gaza, União Europeia, OTAN, ONU e Autoridade Palestina pressionaram para que a pausa fosse ampliada.

Desde sexta-feira, 54 reféns e 117 presos palestinos foram liberados devido ao acordo. Outros 24 reféns, a maioria tailandeses que trabalhavam em Israel, foram liberados sem que isso estivesse previsto no trato. Uma cláusula no contrato permitia a ampliação do prazo se o Hamas libertasse, por dia, 10 reféns em troca de 30 presos palestinos em Israel.

O governo de Israel, inclusive, já avisou às famílias que mais 11 serão soltos pelo Hamas em troca da libertação de 33 presos palestinos. Graças ao acordo de trégua, nos últimos dias organizações humanitárias puderam entregar caminhões com ajuda em Gaza.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail