O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma declaração sobre o debate sobre a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. Em entrevista ao site Metrópoles, afirmou que os partidos que têm liderado a discussão estão “desconectados do povo” em querem politizar o tema.
“Qual a intenção do PT, do PSOL, do PCdoB? Como eles estão perdidos, estão desconectados do povo brasileiro, estão querendo voltar à origem. Como? Pegando muita gente desinformada, que está lá na base do mercado de trabalho, ou está desempregado, falando: ‘Olha, vamos passar para 4 dias por semana e três de folga’. É muito bonito isso aí”, afirmou Bolsonaro, em tom irônico.
O ex-presidente também minimizou a importância da discussão, que tomou as redes e movimentos sociais, bem como o Congresso. Na manhã de quarta-feira (13), a autora da PEC, deputada Érika Hilton, anunciou que a PEC chegou ao número de assinaturas necessárias para protocolar a proposta na Câmara dos Deputados.
“Essa questão da jornada de trabalho nem conseguiu assinatura suficiente ainda. O que está sendo proposto ali está lá no artigo 7º da Constituição, que é uma cláusula pétrea”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro se declarou contra o fim jornada 6×1 (Foto: Reprodução)
Bolsonaro: ‘PT quer afundar o Brasil’
Em seguida, relembrou um projeto de sua gestão na Presidência. “Eu com o Paulo Guedes [ex-ministro da Fazenda de Bolsonaro], por exemplo, começamos a ultimar um projeto, uma proposta, que seria a criação ‘Minha Primeira Empresa’, para todo mundo que reclama do salário, da jornada de trabalho, vai poder criar a empresa dele, pagar R$ 10 mil por mês para cada ou R$ 20 mil por mês e dá três dias de trabalho por semana.”
E, como de costume, não deixou de acusar o PT: “É o que o PT sempre quer fazer, jogando um contra o outro, o patrão contra empregado, no caso aqui, para buscar simpatia, compaixão, voto, para poder voltar a fazer exatamente a mesma coisa que sempre fizeram: ou seja, nada, a não ser afundar o nosso Brasil.”
Relacionados
Coronel da PM quer reabrir instrução penal com provas de ação contra Bolsonaro
Advogados afirmam que processo contra alto escalão do governo reúne elementos novos
Sete de nove convênios envolvidos na fraude do INSS foram assinados sob Bolsonaro
Levantamento junto ao Diário Oficial revelou os acordos de descontos que mais lesaram aposentados e pensionistas
Redução da jornada de trabalho será tema de audiência pública no Senado nesta segunda
A discussão é parte de um ciclo de debates sobre a criação de um Estatuto do Trabalho, proposto por entidades