ICL Notícias
Internacional

Reação a Trump faz liberal Mark Carney vencer eleição no Canadá contra conservadores

Liberais garantem quarto mandato, mas dependem de alianças por boa votação nos Conservadores
29/04/2025 | 08h32
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O candidato do Partido Liberal, Mark Carney, declarou vitória nas eleições para primeiro-ministro do Canadá nesta terça-feira (29). Com a vitória de Carney com 43% dos votos, os liberais conquistaram seu quarto mandato consecutivo. Carney concorreu contra o líder do Partido Conservador Pierre Poilievre, que obteve 42% dos votos, segundo estimativas preliminares da Elections Canada.

Pierre Poilievre reconheceu a derrota e cumprimentou Carney, chamando o resultado de “governo minoritário por margem mínima”. Enquanto isso, o presidente Donald Trump voltou a provocar tensões, sugerindo em rede social que o Canadá seria melhor como o 51º estado norte-americano.

Em sua declaração de vitória, o ex-presidente do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra afirmou que seu país “jamais” irá ceder aos Estados Unidos, após uma campanha com provocações ​​e debates sobre tarifas comerciais elevadas impostas pelo presidente americano, Donald Trump.

Carney

O político e ex-diretor do Banco do Canadá Mark Carney anuncia a vitória nas eleições a apoiadores (Foto: Reprodução redes)

Carney terá de negociar para governar

Carney, que assumiu a liderança depois da renúncia de Justin Trudeau em janeiro, enfatizou a necessidade de proteger a soberania canadense diante das ameaças de Trump. “Estamos superando o choque da traição americana, mas nunca esqueceremos as lições”, disse em discurso a apoiadores em Ottawa.

Apesar da vantagem sobre o Partido Conservador, Carney terá de negociar para formar o governo. Os Conservadores tiveram desempenho acima do esperado em várias regiões, mas sobretudo nos subúrbios de Toronto, o que frustrou as expectativas de formar maioria, que estavam indicadas nas pesquisas. Até a última contagem, o partido de Carney levava 168 das 343 cadeiras no Parlamento.

O novo primeiro-ministro Carney deverá ter dificuldades para aprovar sua agenda econômica sem a maioria no Parlamento. Entre os pontos principais de seu programa, estão a negociação de novo acordo econômico e de segurança com os EUA, o aumento nos gastos militares e a diversificação comercial com Europa e Ásia. Para executar seu plano de governo, Carney terá de negociar com a oposição.

Carney também prometeu manter o controle sobre recursos naturais, leis linguísticas, políticas agrícolas e soberania nacional nas negociações com Washington. A expectativa é que Carney inicie nos próximos dias conversas diretas com Trump para tentar redefinir os termos da relação bilateral.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail