O Centrão e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) conquistaram nova vitória. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de anunciar o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes na presidência da Caixa Econômica Federal (CEF). Ele ocupará o lugar de Rita Serrano, que desde janeiro estava à frente da instituição.
A decisão foi tomada hoje após uma reunião entre o presidente Lula e a própria Rita Serrano. A troca no comando da CEF ocorre após forte pressão do Centrão e do próprio Arthur Lira. Ambos condicionavam maior apoio ao governo federal no Congresso com a mudança na direção do banco.
Em nota, a Presidência da República informou que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”.
Segundo a nota, “o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, dará continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”.
Carlos Vieira é servidor de carreira da CEF e economista de formação. Com vasta experiência na área financeira, Fernandes ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na época, o titular da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Arthur Lira.
Perdemos, diz Eduardo Moreira sobre entrega da presidência da Caixa a Carlos Vieira
O economista e fundador do ICL, Eduardo Moreira, se manifestou hoje em um vídeo postado nas redes sociais sobre a decisão do governo Lula de tirar Rita Serrano da presidência da Caixa para dar lugar a Carlos Antonio Vieira Fernandes, indicado do presidente da Câmara, Arthur Lira.
“Pois é, turma, perdemos. O grupo de Arthur Lira conseguiu ganhar a Caixa Econômica Federal”, disse Eduardo, em vídeo postado no Instagram. “Quem, assim como eu, acreditava que a gente tinha conseguido uma vitória, vimos que eles só esperaram o momento em que a atenção estivesse desviada um pouco para o lado pra poder cumprir o combinado”.
Na avaliação do criador do ICL, o “combinado”, aparentemente, era Lira receber o banco mais importante do país, de “porteira fechada”. O momento de guerra e de confusões no mundo é ideal para isso, acredita ele.
“Arthur Lira agora tem o Ministério do Esporte, a Caixa Econômica Federal, e o jogo cada vez mais legalizado e voando”, lamenta.
Eduardo repetiu que a luta contra essa forma de fazer política é algo que se faz quase sempre em meio à certeza de derrota e algumas poucas vitórias. “Mas a gente não luta porque a gente acha que vai ganhar, a gente luta porque a gente acha que é certo”, garante Eduardo.
Ele termina o vídeo prestando solidariedade à Rita Serrano e também aos que ficam chateados com uma notícia como essa, aqueles que sonham em ter um banco como a Caixa em boas mãos, de gente que acredite no Brasil.
“Mais uma derrota, entre várias, para quem luta por um país melhor. Mas a gente vai manter a cabeça erguida e vai continuar lutando”, conclui Eduardo Moreira.
Deixe um comentário