Por Mariana Brasil
(Folhapress) – O presidente Lula disse ter certeza que a ministra do Meio Ambiente Mudança do Clima, Marina Silva, não será contra a exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas na sexta-feira (14).
“Tenho certeza que a Marina jamais será contra porque ela é uma pessoa inteligente. Não é que ela não queira fazer, mas é ver como fazer, como não ser predatório com nossa querida amazônia”, afirmou Lula.
Anteriormente, a ministra já havia afirmado que só a análise técnica do Ibama pode determinar se é sustentável, ou não, realizar o empreendimento. Lula, por sua vez, apontou a “lenga-lenga” por parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para liberar o início dos procedimentos.
Lula afirmou que não vai haver ‘loucura ambiental’
Lula tem defendido a exploração da Foz do Amazonas. Na quinta-feira (13), em outra entrevista, disse que não haverá nenhuma “loucura” ambiental” na região.
A área energética do governo e a Petrobras argumentam que a Foz do Amazonas é essencial para substituir o declínio da produção do pré-sal na próxima década.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Foto: Agência Brasil)
Os ambientalistas apontam que investir em novas fronteiras de petróleo vai na contramão das medidas necessárias para frear o aquecimento do planeta e que a região almejada pela Petrobras é sensível ambientalmente, com risco alto em caso de acidentes.
A declaração de Lula nesta sexta-feira (14) foi dada em entrevista à Rádio Clube do Pará. A capital do estado, Belém, foi a escolhida para sediar a COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), de 10 e 21 de novembro.
Lula viajou para a região Norte na quinta. O presidente participou de eventos em Macapá e seguiu para Belém, onde passou a noite. O retorno a Brasília está previsto para o final desta tarde de sexta.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
O Brasil não é mais uma potência subordinada
A imprensa brasileira deveria ter um pouco mais consciência da importância do seu próprio país
Lula se reúne com empresários chineses em Pequim
Primeiro dia de visita oficial do presidente brasileiro será focado em negócios
Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos
Presidente afirmou que o governo não quer fazer “um show de pirotecnia”