ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acordado e se recupera bem da cirurgia feita hoje para restauração da articulação no quadril direito. A informação foi dada pela equipe médica em coletiva de imprensa após a operação. Lula já está conversando, após a sedação, e se alimentará nas próximas horas.
“O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente irá para um apartamento, um quarto normal, não necessitando de semi-intensiva nem de UTI”, disse o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha Lula há vários anos.
A cirurgia foi realizada na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês e Lula foi submetido à anestesia geral, um procedimento padrão nesse tipo de operação. A expectativa é que Lula permaneça internado no hospital até a próxima segunda ou terça-feira, dependendo da evolução do quadro pós-cirúrgico.
Segundo o ortopedista Giancarlo Polesello, especialista responsável pela cirurgia no quadril do presidente, Lula deve se exercitar, tentar ficar de pé e caminhar já nos primeiros dias. Porém, “desde que o paciente consiga, esteja consciente e recupere sua força muscular”.
“Provavelmente, o presidente começará fazendo exercícios ativamente na cama, depois tentamos deixar ele sentado na cama e, assim, sucessivamente até que ele consiga sair da cama, fique em pé, dê os primeiros passos. Ele poderá pisar com toda a força no chão”, assegurou Polesello.
Nessa primeira fase, Lula deverá usar andador e muletas para ajudar no equilíbrio até que consiga ficar em pé e caminhar plenamente. O prognóstico é que em até 6 semanas, cerca de um mês e meio, ele já esteja em plenas condições de retomar uma agenda intensa, inclusive com viagens.
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, de onde despachará ao longo das próximas semanas. Lula deverá fazer sessões de fisioterapia e exercícios específicos.
PÁLPEBRAS
Além da cirurgia no quadril, Lula passou por um procedimento nas pálpebras. Foi realizada uma blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região, que dá um aspecto de pálpebra caída. O segundo procedimento foi realizado pela médica oftalmologista Eliane Forno.
Segundo o médico Kalil Filho, a cirurgia não foi informada previamente porque dependia do sucesso da operação no quadril. “Não estava certo que ele iria fazer nenhum tipo de procedimento. Após o final da cirurgia ortopédica, respondeu muito bem à cirurgia e à anestesia, se aproveitou e fez essa correção”, justificou.
Informações da Agência Brasil
Relacionados
Datafolha: Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação (38%) ainda supera aprovação (29%)
O instituto ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1º) até quinta-feira (3)
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro e demais nomes da direita se eleição fosse hoje
Presidente também ganharia no segundo turno de Tarcísio, Michelle, Marçal e Caiado
Lula passa seis meses sem escolher ministros para vagas no STJ
Tribunal tem sobrecarga de ações e toma medidas de urgência para reduzir acervo; uma das vagas está aberta há um ano e meio