Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, foram divulgados nesta manhã pelo Ministério da Educação (MEC). O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
Nesta manhã, no entanto, o site do Página do Participante apresenta instabilidades no acesso para quem deseja consultar as notas. Para muitos candidatos, o site apresentava mensagens de erro.
Segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros” — pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas — serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
REDAÇÃO
Segundo informações do Inep, 60 redações atingiram a pontuação máxima, com a nota mil. Dessas, quatro foram de alunos oriundos do ensino público. O número é maior que o da última edição do Enem, em 2022, quando 18 atingiram a nota mil na redação.
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.
O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até 7 linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
ENSINO PÚBLICO
A participação de estudantes do ensino público, de modo geral, registrou aumento na edição do Enem de 2023. Segundo dados do Inep, em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
COMO ACESSAR O RESULTADO?
- Acesse a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante/e clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”.
- Insira seu CPF, clique em “Continuar”, coloque sua senha e selecione “Entrar”.
- Clique na aba “Resultado” e selecione a opção correspondente a 2023.
Relacionados
Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa acaba nesta sexta
Os pedidos devem ser enviados por meio da internet, na Página do Participante do exame
Prazo para pedir isenção da inscrição do Enem é ampliado para 2 de maio
Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda
Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação