ICL Notícias

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, foram divulgados nesta manhã pelo Ministério da Educação (MEC). O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.

Nesta manhã, no entanto, o site do Página do Participante apresenta instabilidades no acesso para quem deseja consultar as notas. Para muitos candidatos, o site apresentava mensagens de erro.

Segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros” — pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas — serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

REDAÇÃO

Segundo informações do Inep, 60 redações atingiram a pontuação máxima, com a nota mil. Dessas, quatro foram de alunos oriundos do ensino público. O número é maior que o da última edição do Enem, em 2022, quando 18 atingiram a nota mil na redação.

O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados.

O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até 7 linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

ENSINO PÚBLICO 

A participação de estudantes do ensino público, de modo geral, registrou aumento na edição do Enem de 2023. Segundo dados do Inep, em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

COMO ACESSAR O RESULTADO?

  1. Acesse a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante/e clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”.
  2. Insira seu CPF, clique em “Continuar”, coloque sua senha e selecione “Entrar”.
  3. Clique na aba “Resultado” e selecione a opção correspondente a 2023.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail