ICL Notícias
Sociedade

Medicamentos: entenda as diferenças entre genérico, referência e similar

Confira quais foram os genéricos mais vendidos no país em 2023, segundo a PróGenéricos
16/08/2024 | 21h07

A implantação da política de medicamentos genéricos no Brasil, em 1999, provocou mudanças na saúde pública brasileira. Afinal, os genéricos estão disponíveis nas farmácias como uma alternativa ao medicamento de referência.

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), 85% dos medicamentos do programa Farmácia Popular são genéricos e 79% dos consumidores compram ou já compraram remédios genéricos.

Os dados revelam ainda que 38% dos medicamentos vendidos no país são genéricos e os preços são, geralmente, 35% mais baixos em comparação aos de referência. Há ainda, no entanto, dúvidas quanto às diferenças entre genérico, referência e similar.

Genéricos

Os medicamentos genéricos são considerados equivalentes aos de referência, com os mesmos princípios ativos, doses e formas farmacêuticas. Eles são também administrados pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica.

O genérico é comercializado após a expiração da patente do medicamento original. Nas farmácias, eles são identificados com uma tarja amarela, o G de genérico e pelo nome do princípio ativo.

Referência

O medicamento de referência (ou de marca) é considerado inovador, registrado na Anvisa, e teve a eficácia, segurança e qualidade comprovadas por estudos clínicos e não clínicos. Esses remédios servem como padrão para a comparação com genéricos e similares.

Similares

Os similares também são cópias do medicamento de referência, com mesma composição química, concentração, eficácia, segurança e qualidade.

A diferença desses para os genéricos é que eles podem ter diferenças em características como excipientes, embalagem, rotulagem, prazo de validade, entre outros. Eles são identificados por meio de um nome comercial ou uma marca.

Medicamentos genéricos mais vendidos no país em 2023

Genéricos são considerados equivalentes aos de referência, com os mesmos princípios ativos, doses e formas farmacêuticas (Foto: Agência Brasil)

A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares divulgou recentemente a lista de genéricos mais vendidos do país no último ano. Veja:

  1. Losartana (hipertensão)
  2. Dipirona Sódica (analgésico)
  3. Hidroclorotiazida (hipertensão)
  4. Nimesulida (anti-inflamatório)
  5. Enalapril (hipertensão)
  6. Sildenafila (disfunção erétil)
  7. Atenolol (hipertensão)
  8. Simeticona (antigases)
  9. Tadalafila (disfunção erétil)
  10. Sinvastatina (reduzir colesterol)

Para consultar qualquer medicamento regularizado na Anvisa, acesse a página Consultas – Medicamentos. Para saber os remédios genéricos registrados, selecione “Genérico” no campo “Categoria Regulatória” e efetue a pesquisa de acordo com os outros dados de interesse.

 

SAIBA MAIS:

SUS vai disponibilizar dois novos medicamentos para a doença falciforme

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail