ICL Notícias
Sociedade

Medicamentos para obesidade aliviam dores de artrose no joelho, diz estudo

Estudo foi realizado em 68 semanas realizado pela Novo Nordisk, fabricante da semaglutida
08/11/2024 | 13h00

Um novo estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine apontou que o medicamento semaglutida, vendido como Ozempic para diabetes e como Wegovy para perda de peso, aliviou significativamente a dor no joelho em pessoas obesas com artrose moderada a grave.

A artrose no joelho afeta quase um em cada cinco americanos com mais de 45 anos. As pessoas com obesidade são especialmente propensas a desenvolvê-la. O peso coloca mais estresse no joelho e a obesidade está associada à inflamação, o que contribui para a deterioração da cartilagem.

Ainda não há, no entanto, bons tratamentos médicos para as dores no joelho. Os profissionais podem sugerir que os pacientes tomem analgésicos de venda livre. O uso prolongado desses remédios, como paracetamol ou ibuprofeno, pode danificar órgãos vitais.

Quando a dor se torna insuportável, muitos recorrem à cirurgia de substituição do joelho.

Semaglutida é vendida como Ozempic para diabetes e como Wegovy para perda de peso

Estudo

O estudo foi realizado em 68 semanas realizado pela Novo Nordisk, fabricante da semaglutida, com 407 pessoas com obesidade e osteoartrite no joelho. Essas pessoas foram aleatoriamente designadas para receber semaglutida na forma de Wegovy ou um placebo, além de aconselhamento sobre exercícios e uma dieta de calorias reduzidas.

Os participantes eram principalmente mulheres, com idade média de 56 anos e índice de massa corporal médio de 40,3.

De acordo com os resultados do estudo, aqueles que receberam semaglutida perderam uma quantidade significativa de peso (uma média de 13,7% em relação ao peso inicial), enquanto aqueles que receberam o placebo perderam 3,2% do peso inicial.

O estudo verificou uma mudança em uma medida padrão chamada WOMAC, que avalia dor, funcionamento físico e rigidez em uma escala de 100 pontos. Aqueles que receberam semaglutida tiveram uma redução média de 41,7 pontos, enquanto aqueles que receberam o placebo tiveram uma redução de 27,5 pontos.

Medicamento

A semaglutida controla o açúcar no sangue, reduz os desejos por comida e diminui o apetite. Além disso, reduz o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte cardiovascular em pessoas com doenças cardíacas, e também o risco de complicações renais, problemas cardíacos e morte em pessoas com doenças renais.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail