Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciaram, nesta sexta-feira (6), que foi firmado o acordo de livre comércio para redução das tarifas de exportação entre os países dos dois blocos econômicos.
As negociações demoraram 25 anos para resultar no acordo, que foi anunciado em entrevista coletiva em Montevidéu, no Uruguai, onde ocorre a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente argentino, Javier Milei; do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou; e do Paraguai, Santiago Peña, foi anunciado que as negociações foram concluídas para regras de livre comércio entre os países dos blocos. O acordo envolve nações que somam mais de 750 milhões de pessoas.
A presidente da União Europeia destacou que a medida marca o início de uma nova história. “Agora estou ansiosa para discutir isso com os países da UE. Este acordo funcionará para pessoas e empresas. Mais empregos. Mais escolhas. Prosperidade compartilhada”.
Lula visitou Mujica antes da reunião do Mercosul
Lula desembarcou no Uruguai na quinta-feira (5) e visitou o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica em sua tradicional chácara em Montevidéu. O petista também se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce.
Lula desembarcou no Uruguai na quinta-feira (5) e visitou o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em sua tradicional chácara nos arredores de Montevidéu. O petista também se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce.
“A pessoa mais extraordinária que conheci”, declarou Lula. Na ocasião, ele condecorou Mujica com uma honraria do governo brasileiro.
* Com informações da Agência Brasil
Deixe um comentário