Jorge Messias diz a aliados que ficará no governo Lula

Ministro nega disputa por cargos após derrota no Senado e afirma que seguirá na AGU até decisão do presidente
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Por Cleber Lourenço

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, tem afirmado a aliados que permanecerá no governo do presidente Lula após a derrota de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal no Senado.

Segundo relatos obtidos pela reportagem, Messias disse que não pediu cargo, não está disputando espaço dentro da Esplanada e que aguarda o retorno de Lula ao Brasil para discutir seus próximos passos.

Segundo esses aliados, ainda não está claro se Lula irá indicar novamente Messias para o STF, tampouco em que momento fará isso, caso tome essa decisão.

Há uma expectativa de que isso só ocorra caso o presidente seja reeleito, o que criaria as condições para bancar novamente a indicação. Por outro lado, o ministro aguarda o retorno de Lula dos EUA para discutir o seu futuro no governo.

Além da permanência na AGU, o nome de Messias também tem sido citado nos bastidores como uma possibilidade para o Ministério da Justiça, em meio às especulações sobre mudanças na Esplanada.

A interlocutores, o ministro tem reforçado que está em “compasso de espera” e que qualquer definição sobre seu futuro dependerá exclusivamente do presidente.

Questionado pelo ICL Notícias sobre as especulações envolvendo uma eventual saída da AGU, Messias apenas afirmou que sua tendência é permanecer no posto, sem se aprofundar nas demais especulações envolvendo o seu nome.

“É um movimento natural meu querer continuar a desenvolver meu trabalho onde eu estou”, disse o ministro.

Nas conversas, Messias também tem destacado que seu único compromisso com Lula é permanecer no governo, independentemente da função que venha a ser definida pelo presidente.

Ele afirma ainda que não tratou diretamente com Lula sobre mudança de cargo e que não pretende antecipar qualquer movimentação antes de uma conversa com o chefe do Executivo.

Apesar da pressão política gerada pela rejeição no Senado, o ministro tem buscado afastar a leitura de que estaria isolado ou fora do jogo político dentro do governo.

Reservadamente, Messias avalia que as especulações sobre sua saída partiram de terceiros e não de qualquer movimento próprio.

No momento, o cenário no Palácio do Planalto é de cautela. Lula está fora do país e ainda não sinalizou publicamente qual será o destino político de Messias após o episódio no Senado.

Até lá, o ministro segue à frente da AGU e mantém a estratégia de preservar o alinhamento com o presidente, evitando entrar em disputas internas por espaço no governo.

Carregar Comentários
Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail