ICL Notícias

Metsul alerta para enchentes de ‘graves proporções’ no entorno da Lagoa dos Patos

Segundo informe meteorológico, Pelotas e Rio Grande deverão ser os municípios mais afetados
08/05/2024 | 16h24

O MetSul Meteorologia emitiu nesta quarta-feira (8) alerta para enchentes de “graves proporções” nas cidades do entorno da Lagoa dos Patos, na região sul do Rio Grande do Sul, nos próximos dias. Pelotas e Rio Grande deverão ser os municípios mais afetados.

“A quantidade de água que está descendo os cerca de 300 quilômetros entre o Guaíba e a parte Sul da Lagoa dos Patos, tecnicamente Laguna dos Patos, é colossal. Todos os rios que deságuam na Lagoa tiveram enchente recorde ou histórica”, informa o Metsul.

Metsul: inundação severa a extrema

Segundo a previsão, “água alcançará locais em Pelotas em que jamais chegou, inclusive no Centro. Grandes áreas da quarta cidade mais populosa do estado e a maior da metade sul gaúcha vão ficar debaixo d´água. Em alguns locais, a inundação será severa a extrema”, diz o informe.

O Metsul informou que a enchente no Sul do estado, pela cheia da Lagoa dos Patos, que recebe as águas dos rios e do Guaíba, “será muito grande e de graves proporções”.

Ainda de acordo com o Metsul Meteorologia, o nível da Lagoa em Pelotas estava estável em 2,10 metros no meio da manhã desta quarta-feira (8), “mas subirá”.

Prefeitura de Pelotas divulgou mapa das áreas de risco de inundação. Foto: Divulgação

O município de Rio Grande deve ser outra cidade severamente afetada pelas inundações “à medida que chega a maior quantidade de água vinda do Norte em direção ao canal de deságue no Oceano Atlântico. Também em Rio Grande haverá inundação significativa em vários pontos”.

Leia também

Politizar a tragédia climática ou apressar o fim do mundo

No maior abrigo de cidade devastada no RS, 6 mil pessoas que perderam tudo

Prefeito de Canoas (RS) atrasou retirada de pacientes de hospital; 2 morreram na remoção

Prefeito não se arrepende de atraso: ‘Tomei as decisões enquanto estava com os dados’

‘Não conseguimos levá-los a tempo’, desabafa profissional do hospital de Canoas

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail